No Web Summit deste ano em Lisboa, Portugal, a Siemens apresentou o portfólio Siemens Xcelerator e referências de aplicações práticas da sua plataforma de negócios digital aberta, onde a empresa traçará o caminho para o metaverso industrial.
Leia também: ELKIS18 embarcou para o Web Summit em Lisboa
Judith Wiese, Diretora Global de Pessoas e de Sustentabilidade e membro do Board da Siemens AG, bem como Peter Körte, Diretor Global de Estratégia e de Tecnologia da Siemens, participaram presencialmente daquela que é considerada a maior conferência de tecnologia do mundo em número de participantes.
“O Siemens Xcelerator é uma plataforma de negócios digital aberta para clientes, parceiros e desenvolvedores. É aqui que problemas do mundo real podem ser resolvidos rapidamente por meio da cooperação, colaboração e cocriação”, explicou Peter Körte.
Para demonstrar o poder do ecossistema do Siemens Xcelerator e importantes etapas iniciais do emergente metaverso industrial, a Siemens oferece aos participantes do Web Summit uma experiência digital imersiva do projeto Nemo’s Garden pela primeira vez. Este projeto pioneiro de agricultura sustentável subaquática revela como a interoperabilidade de tecnologias e a colaboração de parceiros podem multiplicar o impacto.
A Siemens oferece uma variedade de jornadas de carreira globais de excelência em termos de negócios, países e tipos de cargo. Com os desenvolvedores, o objetivo é empoderá-los, dando-lhes tecnologias já disponíveis e cocriando junto com eles para acelerar a transformação de negócios e economias.
A experiência do metaverso industrial no projeto de agricultura subaquática
A experiência do metaverso que a Siemens apresentou no Web Summit baseia-se em sua tecnologia líder de gêmeos digitais. Os gêmeos digitais fotorrealistas, em tempo real e baseados em física da Siemens embutidos no metaverso industrial oferecem enorme potencial para transformar as economias e indústrias de hoje.
Ao propiciar um modelo totalmente digital de fazenda subaquática, essa tecnologia permite que a equipe do Nemo’s Garden desenvolva, adapte e controle suas biosferas subaquáticas em escala. A experiência do metaverso fotorrealista no Web Summit é implementada com o Unity, um motor de jogo multiplataforma.
No estande da Siemens, os visitantes puderam mergulhar literalmente em uma fazenda virtual de agricultura subaquática com uma simulação de realidade aumentada (RA) e uma experiência de realidade virtual (RV).
A combinação de simulação multifísica, experiência em tempo real e fotorrealismo é fácil de entender e demonstra uma boa prática de sustentabilidade. A exposição cria um mundo subaquático fotorrealista onde as pessoas podem mergulhar virtualmente.
Com óculos de realidade virtual, os visitantes têm uma experiência de agricultura subaquática em quatro sentidos: podem ver e cheirar vegetais e frutas, podem ouvir o som do ambiente subaquático e podem até sentir as verduras e frutas através de luvas de feedback total. Os visitantes que não usam óculos de RV podem acompanhar a ação em uma tela grande e influenciar o que é visto no metaverso.