Mais segurança em festivais

TIM mostra dispositivo que bloqueia celulares à distância no Festival de Verão Salvador

Chamado “TIM Block Pin”, aparelho é usado como broche e oferece segurança aprimorada a quem perdeu o smartphone durante os shows

Durante o Festival de Verão de Salvador, no último final de semana, a operadora TIM revelou o “TIM Block Pin”, uma espécie de broche que contém tecnologia de bloqueio de smartphones à distância. O recurso foi mostrado como uma oferta de segurança para o caso de usuários perderem seus celulares.

Como patrocinadora master do evento, a operadora optou por colocar o recurso à prova, distribuindo o TIM Block Pin em um formato de “soft launch” para cerca de 40 mil pessoas. Para obtê-lo, os participantes precisaram se inscrever em sorteios utilizando um QR Code exibido nos telões do estande da TIM.

Imagem mostra o TIM Block Pin, um broche de bloqueio de celulares à distância
Imagem: TIM/Divulgação

Como funciona o TIM Block Pin?

Segundo a TIM, o dispositivo de bloqueio de celulares funciona em conjunto com um aplicativo dedicado, que pode ser baixado gratuitamente. Após uma configuração inicial simples, o broche é ativado para proteger o celular registrado.

A partir daí, é tudo uma questão de geolocalização: caso o smartphone se afaste do broche por aproximadamente 10 metros, ele é automaticamente bloqueado, impedindo o acesso à tela principal e aplicativos do aparelho. Não muito diferente de um fone bluetooth, exceto pelo fato de ele travar o smartphone.

A TIM está sempre focada em trazer inovações relevantes para os consumidores, e o TIM Block Pin é um exemplo claro dessa estratégia”, afirmou Fabio Avellar, VP de Receitas da TIM. “Essa ação une segurança e praticidade, garantindo que o público possa curtir eventos musicais conectado ao nosso 5G com mais tranquilidade”.

Imagem mostra o TIM Block Pin, um broche de bloqueio de celulares à distância
Imagem: TIM/Divulgação

TIM levará bloqueio de celulares a outros eventos

O projeto voltado ao bloqueio de celulares à distância não foi uma “ação” da TIM, sendo na verdade parte de um projeto maior, que prevê ampliar a segurança de seus usuários em eventos de grande porte.

De acordo com a operadora, a ideia é seguir com as experimentações de uso do broche durante as grandes festas de Carnaval no próximo mês. A empresa também contará com a embaixadora da marca, Ivete Sangalo, para ajudar na divulgação da novidade.

A empresa, no entanto, não informou se o broche protetor seguirá como mais uma das ofertas para seus usuários ou se isso será voltado apenas às ações de Carnaval de 2025.

Rafael Arbulu Redator
Redator
Jornalista com (quase) 20 anos de experiência cobrindo tecnologia, entretenimento e negócios, e especialista em conteúdo SEO.