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Conheça os tipos de compradores on-line para converter ações em vendas

Além da idade, cada pessoa é influenciada por questões culturais, sociais e econômicas. 


Renan-Mota

Quem nunca ouviu a frase “a internet revolucionou o mundo” que atire a primeira pedra. Por mais clichê que a célebre ela possa soar a muitos, verdade seja dita: desde seu advento, as transformações são vistas em muitos aspectos, inclusive no comportamento do consumidor on-line.  

Estamos na era dos compradores, ou seja, quem determina o que, como, onde e em quanto tempo quer uma solução ou produto são eles. Aqui, então, vale outra máxima: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, certo? No caso, eles são os donos da bola. Nesse cenário, as empresas que se destacam são justamente aquelas que colocam o novo cliente no centro das decisões. Portanto, não se trata mais de o que as empresas fazem, mas sim o que fazem para os seus consumidores, conforme a necessidade deles.   

Para chegar a um denominador comum, é fundamental lançar mão de cinco perguntinhas básicas:  

1- Quem é o meu lead? 

2- O que ele precisa? 

3- O que ele quer ou espera da marca? 

4- Quais são suas dores e necessidades? 

5- Como ele se comporta no mundo digital no que diz respeito aos seus hábitos de consumo?  

É fato que o perfil do consumidor on-line pode variar. Além da idade, cada pessoa é influenciada por questões culturais, sociais e econômicas. Os consumidores digitais são, em sua maioria, indivíduos que nasceram entre 1980 e 1999, mais conhecidos como Geração Millennial. No entanto, as influências da tecnologia não afetaram somente esse grupo. O consumidor virtual já ultrapassou épocas, haja vista a chegada da Geração Z. Estudos apontam, inclusive, que os nativos digitais valorizam, e muito, experiências de compra mais personalizadas e imersivas.   

Foto: Depositphotos

Dessa maneira, cada geração segue com o poder de transformar as relações comerciais e criar diferentes modelos de negócios. Por isso, a partir da identificação do comportamento de cada indivíduo, é possível segmentá-los por grupos de interesse para direcionar estratégias específicas.  

Personalização deixou de ser diferencial: é condição obrigatória  

A personalização é a busca incessante do consumidor on-line. Um levantamento feito pelo Grow Segment aponta que mais da metade dos consumidores (57%) está disposta a compartilhar dados pessoais para receber ofertas personalizadas ou descontos. Mas apenas 22% dos clientes estão satisfeitos com o nível de personalização que recebem. Ainda, uma pesquisa da Harvard Business School, conduzida nos Estados Unidos, constatou que 95% dos novos produtos falham devido ao marketing de segmentação ineficaz.  

Percebe como ofertas massificadas proporcionadas por algumas empresas agregam pouco valor? É justamente nesse aspecto que você pode e deve se diferenciar. Como? Conhecendo a fundo os seus compradores!   

Estar sempre um passo à frente quando se trata de hábitos de consumo e comportamento do consumidor na era digital é uma característica básica para converter sempre mais ações em vendas. É assim que o seu negócio conseguirá se antecipar e prever o que o cliente procura e precisa e como a sua marca pode chegar até ele. 

*Renan Mota é CO-CEO da Corebiz