Um professor da Universidade Meiji no Japão criou uma televisão que libera os sabores dos alimentos na tela, o que é um passo em direção a uma experiência multissensorial para os espectadores.
O produto funciona misturando uma combinação de dez sabores para criar o sabor de qualquer alimento que estiver na tela. Então, ele libera o sabor em um filme que desliza para a tela, em que os usuários podem lambê-lo.
Confira o vídeo de demonstração:
“Uau, isso realmente tem gosto de chocolate ao leite”, disse a estudante da Universidade Meiji, Yuki Hou. “É doce e saboroso”.
O professor Homei Miyashita acredita que as aplicações são infinitas, principalmente durante uma pandemia global. Ele considera que a máquina poderia ser usada para conectar pessoas a alimentos e sabores de todo o mundo, diretamente de seus lares.
“Estou pensando em fazer uma plataforma onde os sabores de todo o mundo possam ser distribuídos como ‘conteúdo gustativo'”. É o mesmo que assistir a um filme ou ouvir uma música que você gosta”, disse Miyashita.
“Espero que as pessoas possam, no futuro, baixar e apreciar os sabores da comida dos restaurantes que gostam, independentemente de onde estiverem localizados no futuro”.
Outros-usos poderiam incluir o ensino à distância para sommeliers e cozinheiros, e jogos de degustação e questionários em sua casa. Miyashita também está conversando com empresas que poderiam usar a “tecnologia de spray de sabor”.
Na área da publicidade e do marketing também haveria inúmeras aplicações para a tecnologia. Marcas poderiam utilizá-la em promoções, imagens ou até degustações de seus produtos.
Miyashita também esteve reunido com empresas interessadas em utilizar sua tecnologia de spray de sabor para aplicações como um dispositivo que pode fazer com que uma fatia de pão tenha sabor de pizza ou chocolate.