Imagina você pedir uma pizza e ela ser entregue por um robô. É exatamente isso que pode acontecer agora lá em Miami. A Uber, em parceria com a empresa de robótica Cartken, criou robôs autônomos que serão usados no aplicativo Uber Eats.
O serviço funciona da seguinte forma: os clientes pedem o seu lanche, encontram o robô que fica andando pelas calçadas, enquanto é supervisionado à distância pela empresa, e usam o celular para pegar o pedido que está trancado e seguro na própria máquina.
Os robôs são equipados com seis rodas e uma série de câmeras, para evitar colisões e percorrerem os caminhos mais seguros, podendo operar em ambientes fechados ou na rua de fato. Dentre vários outros problemas, a tecnologia chega para diminuir o congestionamento nos trânsitos.
Essa é mais uma ação da Cartken relacionada a entregas nos Estados Unidos. Em junho, a empresa fechou parceria com algumas universidades e colocou seus robôs para servirem como verdadeiros carteiros para os estudantes.
A parceria com a Uber é a primeira da empresa fora de ambientes universitários.
O robô é mais um dos esforços do aplicativo na sua missão para automatizar seus serviços. A empresa pretende deixar de depender do grande número de funcionários independentes que ela tem, através desses veículos que pegam objetos, e até pessoas, sem a necessidade de um motorista.
Vale lembrar que dois anos atrás a Uber vendeu sua unidade de carros autônomos, já que sofreu muito com problemas financeiros e legais.