Tech

Xbox não terá headset de realidade virtual

O chefe do Xbox, Phil Spencer, reiterou que a Microsoft não tem interesse em lançar um headset de realidade virtual para o console.

O chefe do Xbox, Phil Spencer, reiterou que a Microsoft não tem interesse em lançar um headset de realidade virtual para o console.

Em participação no evento WSJ Tech Live do Wall Street Journal, Spencer foi questionado por um espectador se o Xbox estava confortável em deixar a realidade virtual como um diferencial a ser explorado pela Sony com o PlayStation, e se essa não seria uma estratégia arriscada.

Leia também: Bob Esponja estampa o Xbox Series X da Microsoft.

Spencer respondeu que admira o trabalho da Sony e outras empresas com a tecnologia, mas a realidade virtual continua fora do escopo para o Xbox, e o software será o foco nos próximos anos.

“Acho que quando pensamos em imersão, pensamos em realidade mista, realidade virtual, vou até levar para ‘metaverso’, que parece ser a palavra da moda agora.”, respondeu Spencer. 

“Acreditamos-muito nessa plataforma de software e nos dispositivos que permitirão isso. Absolutamente. [Mas] estamos focados muito mais no lado do software agora. Quando penso em mundos imersivos e na conexão de um jogador com a comunidade, isso é algo que está no topo da nossa lista de investimentos.”

“Acho que os dispositivos que estão por aí agora, ficamos conectados com muitos dos jogadores que estão por aí. [Com] pessoas construindo hardware, muito disso acontece no Windows e nós experimentamos e conversamos com muitos dos parceiros que estão lá. Acho que a inovação de hardware que está acontecendo é ótima e é um habilitador importante, [mas] agora estou decidindo ficar mais no lado do software dessa habilitação. Acredito que terá uma escala melhor no longo prazo.”, prossegue o executivo.

“E sabe, eu aplaudo o que a Sony está fazendo, eu aplaudo o que Oculus está fazendo, o que a Valve fez. Quero dizer, há muitos bons players por aí que fizeram um trabalho incrível de RV. Mas sim, vamos continuar como uma empresa agora no espaço do consumidor com foco em software, e acho que é uma boa aposta.”, completa Spencer.

Spencer já demonstrou sua descrença pessoal em relação à realidade virtual em 2019, quando disse que considerava a tecnologia um produto de nicho sem demanda pelo público em geral.

“A grande maioria de nossos clientes sabe que se eles querem uma experiência em VR, há lugares para obtê-los.”, disse Spencer na ocasião, antes de admitir que ele próprio não gosta muito da tecnologia atual. 

“Eu tenho alguns problemas com VR – é isolante e penso nos jogos como uma experiência comum e comunitária. Estamos respondendo ao que nossos clientes estão pedindo e… ninguém está pedindo VR.”, finalizou Spencer.

Apesar da relutância de Spencer, outros departamentos da Microsoft frequentemente pesquisam tecnologias parecidas em suas empreitadas com hardware, como foi o caso do headset de realidade aumentada Hololens para PC.