MICE

Kantar Ibope Media mostra perfil do viajante brasileiro

O setor de turismo no Brasil tem motivos de sobra para comemorar.

O setor de turismo no Brasil tem motivos de sobra para comemorar.

Levantamento da Kantar Ibope Media indica que o brasileiro está cada vez mais interessado em viajar. Esse comportamento faz com que as categorias e os setores ligados ao turismo se movimentem de maneira positiva e os dados de crescimento refletem essa realidade.

Mais sobre turismo no Brasil e no Exterior aqui.

Leia também: Kantar divulga análise inédita sobre gêneros na publicidade.

De acordo com dados do Target Group Index, estudo sobre hábitos e comportamento do consumidor, 33% dos pesquisados declararam ter viajado nos últimos 12 meses¹.

Para 64% dos viajantes, férias de verdade sempre incluem uma viagem, e 67% afirmaram que gostariam de viajar e conhecer lugares exóticos.

O levantamento aponta ainda a vontade do brasileiro em explorar novos ares: 63% afirmam pretender viajar de avião no próximo ano, ao passo que 46% ainda não programaram sua viagem – ótima oportunidade para as empresas do setor.

Na hora de programar o tão sonhado descanso, a grande aliada é a internet: que aparece como o meio mais consumido para 92% dos viajantes. A TV vem em segundo lugar (91%), seguida pela mídia OOH (88%).

Para 60% dos viajantes, a internet ajuda a planejar e reservar viagens, 16% afirmam navegar em sites de turismo e 3% efetuam reservas de passagens on-line.

Viajar é preciso: a mídia como oportunidade para o turismo

O setor de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo também acompanhou essa onda positiva. De acordo com dados de Advertising Intelligence, no primeiro semestre de 2019, a compra de espaço publicitário no setor registrou crescimento de 10% do GAV (valores publicitários brutos, desconsiderando descontos e negociações), em comparação ao mesmo período do ano anterior².

As categorias Excursões e Viagens e Hotéis, Motéis e Pousadas figuram entre as cinco categorias que mais investiram em mídia no setor entre janeiro e junho deste ano.

Top 5 Categorias no Setor de Cultura, Lazer, Esporte & Turismo

 

1

Eventos Sociais e Culturais

 

2

Produções Cinematográficas e Estúdios

 

3

Excursões e Viagens

 

4

Hotéis, Motéis e Pousadas

 

5

Editoras e Publicações

 

Entre os cinco principais anunciantes de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, três são empresas ligadas ao Turismo: Decolar.com, Booking e Hotelaria Accor Brasil. Juntos, esses anunciantes foram responsáveis por 15% do investimento em compra de espaço publicitário do setor no 1ª semestre de 2019.

 

¹ BR TG 2019 I (2018 1s + 2018 2s)

² Dados de Ad Intel | Kantar IBOPE Media / Período de janeiro a junho de 2019.