Ao todo, 275 feiras, congressos ou convenções desembarcaram na cidade no ano passado, sendo 183 nacionais, 58 internacionais e 34 regionais.
O número de eventos realizados no Rio de Janeiro em 2018 aumentou em relação ao ano anterior.
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De acordo com o Rio Convention & Visitors Bureau, agência de captação ligada ao setor de turismo, 35% eram voltados para a área médica e 12%, negócios.
Mais 1,2 milhão de pessoas passaram pelo Rio em função desses eventos.
Em relação à localização, 41% tiveram como sede a zona Oeste, com destaque para a Barra da Tijuca que concentrou 108 eventos. Outros 35% foram realizados no Centro ou na Zona Norte e 19% na Zona Sul, com destaque para Copacabana com 18 eventos.
Para o diretor do Rio CVB, Philipe Campello, os números são positivos. “Atesta a vocação do Rio e a estrutura de excelência que disponibilizamos para os organizadores.”, analisa.
Para 2019, ano de Copa América, Rock in Rio e Game XP, a expectativa é de que a cidade receba ainda mais eventos e visitantes.
A festa de Réveillon, que pela primeira vez na história registrou um número maior de turistas em relação ao de moradores, é um indicativo.
Segundo a Riotur, empresa ligada à prefeitura e responsável pelo fomento ao turismo, 155 mil estrangeiros e 1,2 milhão de turistas brasileiros passaram pela cidade. A ocupação nos hotéis chegou a 98%.
E é do setor hoteleiro que vem outro dado animador. Mais de 60% dos quartos estão reservados para o Carnaval, número 20 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período de 2018. A festa começa no dia 1º de março.
O Centro está entre as regiões mais procuradas, com média de 71%, seguida de Leme e Copacabana, com 70%. A maior parcela de procura dos visitantes nacionais é de paulistas e mineiros. Entre os estrangeiros, o maior índice de reservas até o momento é de sul-americanos e norte-americanos.