A tradição premium de Stella Artois é celebrada em todo o mundo. Para atender aos paladares mais exigentes, a marca, que possui mais de 600 anos de história, desenvolveu o World Draught Master, um dos principais campeonatos de tiradores de chope em âmbito mundial, que acontece pelo 14º ano e reconhece o melhor ritual de servir o Chopp Stella Artois.
A etapa brasileira, que vai selecionar o representante para a final, acontece durante o mês de setembro e conta com a participação de 30 bares de São Paulo. O vencedor vai disputar o campeonato mundial em Londres, no dia 28/10.
Os bares participantes da etapa Brasil foram selecionados pela Real Academia do Chopp, criada pela AmBev em 2001, com o objetivo de treinar funcionários e proprietários de bares para conservar, manipular e servir a bebida dentro dos melhores padrões de qualidade. A competição nacional está dividida em duas categorias: Melhor Ritual de Servir Chopp Stella Artois e Melhor Ritual de Servir Stella Artois Long Neck.
Para escolher o vencedor da etapa Brasil do World Draught Master, os bares passam por avaliações ocultas e assistidas. As visitas servem para analisar se os nove passos dos rituais de servir o Chopp Stella Artois e a Long Neck Stella Artois são seguidos à risca.
Além do respeito ao ritual, qualidade no serviço, habilidade, destreza e simpatia são critérios eliminatórios. Cada bar recebe no mínimo três visitas de avaliação. No caso das avaliações ocultas, o consumidor não se identifica em um primeiro momento e faz a análise do ritual com o profissional. Após a primeira etapa, o avaliador se identifica e pede que o participante execute o ritual novamente.
O vencedor da etapa Brasil do World Draught Master será anunciado em outubro e vai receber um prêmio de R$ 3 mil, além da viagem para Londres para disputar o mundial. O dono do estabelecimento premiado também acompanha o profissional na viagem.