Os curitibanos estão emprestando livros nos parques de Curitiba aos domingos. A capital paranaense recebe o primeiro “Biblioparque“, projeto que integra o programa “Curitiba Lê“, composto por um veículo movido à energia elétrica e uma estrutura adaptada para acomodar livros. Nesta ação o destaque fica por conta da dinâmica criada pela Promova para dar movimento e vida ao espaço. Uma estrutura itinerante inflável, produzida pela ArtCort, do mesmo grupo. Em formato de tenda tem um recurso simples e genial. Com os specks soltos, ela é movimentada em círculo durante todo o dia em um ângulo para gerar sombra e mais conforto aos participantes, sem causar qualquer movimentação brusca na cena promocional.
O espaço está funcionando aos domingos, das 10h às 18h, nos principais parques da cidade. A população poderá escolher entre 300 títulos (900 livros no total) o que irá ler. A previsão é de que o acervo do Biblioparque chegará a ter 1.350 títulos nos próximos meses (serão quatro mil livros). A pessoa poderá ler o livro no parque ou então emprestá-lo por 21 dias. A devolução do título deverá ser feita no Biblioparque ou em uma Casa da Leitura mantida pela Fundação Cultural de Curitiba.
Você pode acompanhar esta ação sempre aos domingos pelo twitter.com/vivo_parque
Patrocinada pela Vivo e operacionalizado pela Promova Mkt & Criatividade, a programação inclui sessões de contação de histórias, distribuição de marcadores de livros, cadeiras para crianças e adultos, pufs, ombrelones e mesas desmontáveis, além de desenho e pintura para a criançada.
A Promova também é responsável pela instalação de uma tela interativa que dá acesso à sinopse dos livros que podem ser emprestados e notebooks para navegação na internet. Junto ao Biblioparque, o público encontrará ainda um local para descarte de aparelhos celulares e baterias velhas.
Além da leitura no parque, quem quiser poderá emprestar os livros por 21 dias, de forma simples e sem burocracia. A devolução pode ser feita no próprio Biblioparque ou em qualquer uma das Casas da Leitura mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba. O primeiro parque a receber o espaço foi o Barigui, mas o projeto vai percorrer também o Bosque do Papa, Parque Tingui, Parque Bacacheri e Parque São Lourenço.
A ação de marketing promocional criada pela Promova para a Vivo atraiu um grande número de pessoas e, agradou quem estava passeando pelo Parque Barigui. O incentivo à leitura é sempre bem-vindo.