ESG

Sprite fez mutirão e recolheu 350 kg de resíduos no RJ

Ação realizada na Lagoa de Marapendi, na Barra da Tijuca, teve a presença de mais de 60 voluntários e contou com a parceria do SOS Lagoas, da Blue Keepers e Rio de Janeiro Refrescos, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil na região.


A Sprite realizou uma ação em que mais de 350 kg de resíduos plásticos, vidro, papel e metal foram retirados das águas e das margens da Lagoa de Marapendi, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, por mais de 60 voluntários. Este é o balanço de mais uma etapa do projeto de limpeza e preservação de praias, rios e lagoas, promovido pela marca em colaboração com o Sistema Coca-Cola Brasil, representado pela Rio de Janeiro Refrescos, a liderança local do movimento SOS Lagoas e o programa Blue Keepers, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, com participação também da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros

Em três horas de trabalho voluntário, quatro equipes percorreram um trecho de 280 metros quadrados de área da Lagoa, direcionadas para diferentes pontos. Dentre os itens mais coletados, estão os resíduos plásticos (incluindo isopor), além de garrafas de vidro e latas de metal que foram descartados de maneira incorreta nas águas da Marapendi. 

Após a coleta, todo o material foi separado, pesado e encaminhado para a Companhia Municipal de Limpeza Urbana — Comlurb, que será encarregada pela destinação correta dos resíduos. 

Na opinião de Cristiana Queiroga, fundadora do movimento SOS Lagoas, 350 kg de resíduos recolhidos é uma quantidade bem significativa para o local. 

Levando em consideração que a área percorrida pelas equipes de voluntários nessa ação é vista como a lagoa mais limpa do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, coletamos muitos itens”, disse. 

Ela que é praticante de windsurf, faz mutirões mensais de limpeza e de conscientização, há 6 anos, buscando mobilizar sociedade civil e órgãos públicos e estimular que cada cidadão se torne protagonista na recuperação das lagoas da toda cidade.

O calendário de limpeza de praias, rios e lagoas de Sprite começou em novembro de 2022, e já passou e passará por seis grandes cidades brasileiras no decorrer do ano: Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador e Santos. Cada cidade vai contar com pelo menos quatro limpezas de mobilização, sensibilização e coleta.

Fotos: Divulgação