Hoje, 12 de março, Recife é sede do evento “Logística & Inovação: uma estratégia para Pernambuco”. A iniciativa é do Cone – Condomínio de Negócios, empresa líder do Nordeste, que, por meio do Fórum Solution To Suit, visa integrar a iniciativa privada e pública em eventos e debates com a participação de especialistas de abrangência mundial.
A proposta do encontro, que ocorre no Teatro RioMar, é abordar a vocação estratégica de Pernambuco para a logística e analisar maneiras de conectar novas tecnologias para gerar vetores de crescimento, buscando, assim, mais eficiência e padrão global de qualidade.
O evento – idealizado pelo empreendedor Marcos Roberto Dubeux, presidente do Cone – term como convidados dois grandes nomes da logística. Um deles é Yossi Sheffi, diretor do Centro de Transportes e Logística do Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das mais importantes instituições de ensino e pesquisa dos Estados Unidos; autor de diversos livros premiados e empreendedor de sucesso. Também apresenta sua vasta experiência no setor, o CEO do Canal do Panamá, Jorge L. Quijano.
Considerada a maior obra de logística do mundo, o Canal do Panamá é a principal via interoceânica que serve o comércio marítimo mundial. “O MIT foi a primeira instituição a utilizar o termo logística e Yossi o primeiro a denominar os conglomerados dessas empresas como cluster logístico. Já Quijano é uma referência na administração de grandes empreendimentos, tendo em vista a importância do Canal do Panamá”, relata Marcos Roberto Dubeux.
Outro grande momento da programação é o anúncio das diretrizes do Tecon2, o novo terminal de contêineres do Porto de Suape. O terminal terá capacidade projetada para movimentar cerca de 1,2 milhão de TEUs (unidade de medida equivalente a 20 pés) por ano. A expectativa é que a licitação ocorra ainda no primeiro semestre deste ano. O anúncio marca os 40 anos do Porto de Suape, completados em 2018.
Apesar da localização estratégica do Porto de Suape, Pernambuco ainda não atingiu a marca de primeira parada dos navios do comércio marítimo mundial. Com a ampliação do Canal do Panamá, que atingiu 77km de extensão, a expectativa era que – em rotas que incluem o Brasil – os navios atracassem, primeiramente, no Estado.
Entretanto, eles continuam seguindo direto para São Paulo. “Por que isso ocorre? O que falta para que o Porto de Suape passe a atender essas demandas? O que precisa ser feito pelos entes públicos e privados para consolidar Pernambuco como líder do Nordeste e entre os primeiros do Brasil e se tonar um destino relevante globalmente? São questões como essas que o evento irá debater”, adianta Marcos Roberto Dubeux.
O evento possibilita também a união do Porto de Suape e do Porto Digital, por meio de um desafio proposto pela AD Diper e coordenado pelo C.E.S.A.R. O objetivo é linkar empresas a startups, apostando na inovação para otimizar resultados, agilizar os processos e diminuir os custos. Deverão ser propostas estratégias macro e por nichos, sempre com foco em tecnologia e inovação voltadas ao setor de logística.