Os primeiros sinais de retomada da economia começaram a surgir em 2018. Dados divulgados em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o varejo voltou a crescer após dois anos consecutivos de queda.
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro teve aumento de 2% em 2017, na comparação com o ano anterior.
"A renovação, inovação e iniciativas diferenciadas de grandes empresas foram responsáveis por esse crescimento no setor", acredita Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da GS& e presidente do LIDE COMÉRCIO, considerado um dos maiores especialistas em comércio varejista do Brasil.
Com esse novo cenário, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, com curadoria do LIDE COMÉRCIO, promoverão o 6º Fórum LIDE do Varejo, evento que reunirá cerca de 350 empresários e líderes do setor varejista para três dias de palestras e networking, entre os dias 16 e 18 de março, no Hotel Sofitel Jequitimar, em Guarujá (SP).
Para Gouvêa de Souza, "após anos de recessão, hoje o mercado não é mais o mesmo. O consumidor mudou e se atualizou. As grandes empresas que estarão presentes no Fórum debaterão e trarão seus cases de sucesso, promovendo um networking único aos participantes", conclui. Luiz Fernando Furlan, chairman do LIDE, concorda com Gouvêa de Souza e acredita que as inovações tecnológicas permitem que o varejo avance. "As novidades apresentadas nos anos anteriores geraram diversas ideias inovadoras, que tendem a crescer em um cenário de crise. Precisou haver a recessão para que grandes grupos se mexessem e olhassem com uma visão tecnológica e estratégica mais refinada sobre vendas, processos e consumidores", afirma Furlan.
Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza; Cedric Burel, CEO da Decathlon; Alexandre Costa, presidente da Cacau Show; Ronaldo Iabrudi, presidente do Pão de Açúcar; Flávio Rocha, presidente da Riachuelo; Marcilio Pousada, presidente da Raia Drogasil; Adriana Auriemo, sócia-diretora da Nutty Bavarian; e Elizangela Kioko, diretora-geral da Onofre são alguns dos nomes confirmados para a 6ª edição do evento.
Com o tema central "A expansão e democratização do consumo", o encontro contemplará um ciclo de painéis sobre temas relevantes para o setor, que será realizado no sábado (17). Temas como: "O mercado não é mais o mesmo. Viva o mercado", "Sucessão" e "O mercado volátil de ominiconsumidores – cidadão" serão debatidos.