O Dia Mundial da Criatividade (DMC) 2018 foi lançado de forma oficial nesta segunda-feira, 19 de março, em evento conjunto do Sebrae Nacional, British Council, ProjectHub, IdeaFixa e Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC).
Mais duas novidades foram anunciadas no evento que acontecerá no dia 21 de abril. A primeira é que junto a São Paulo, Campinas, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre e Rio de Janeiro, a organização do DMC anunciou a adesão das cidades de Caxias do Sul e Recife ao evento. E em segundo, foi apresentada a nova visual, com a assinatura de um dos maiores talentos da nova geração do designer gráfico brasileiro, Julio Mariutti.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo, a capital segue a tendência de cidades ao redor do mundo que levantam a bandeira da importância do empreendedorismo criativo, como uma oportunidade para a criação de micro, pequenas e médias empresas no mundo.
No evento de lançamento, o coordenador de Convergência Digital, Fabiano Martucci falou que a Prefeitura acredita na importância de oferecer oportunidades para as pessoas poderem materializar suas ideias e ressaltou que eventos, como o DMC fomentam o empreendedorismo e a inovação.
Para Mariutti, professor do curso de design gráfico da EBAC e que a assinou projetos para a Design Weekend!, São Paulo e a Bienal Internacional de Arquitetura da cidade. “A nova marca apresentada tenta mostrar um mundo de forma não estática, mas sim diferente, com culturas e olhares. Trata-se de um logo mutável. Cada cidade participante terá seu próprio.”
O Dia Mundial da Criatividade começou a ser organizado em 2014 pelo psicólogo Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo e um dos principais nomes da economia criativa no Brasil. A partir deste ano, a IdeaFixa, uma das maiores comunidades criativas da América Latina, se une a ProjectHub para formar a comissão organizadora oficial do Dia Mundial da Criatividade no Brasil que, até 2016, era comemorado seguindo a mesma data do calendário de Portugal.
“Vai ser incrível ver as pessoas compartilhando suas iniciativas pelo Brasil usando uma mesma identidade #dmc2018 ou com sua própria cidade, como por exemplo, #dmcsaopaulo para mostrar a importância e a dimensão e o valor da criatividade para o povo brasileiro." Para Janara Lopes, fundadora da IdeaFixa, “Inserir o Dia da Criatividade no calendário mundial é celebrar a maior ferramenta humana de resistência”.
A programação completa da 2ª edição do DMC em São Paulo está prevista para ser lançada no dia 06 de abril no site oficial do evento www.diamundialdacriatividade.com.br. Entre os eventos previstos estão: intervenções na Avenida Paulista e atividades em vários cartões postais de São Paulo, além de iniciar a semana de celebração de reabertura do SESC (Unidade Paulista). Para as outras cidades, os horários serão conhecidos no dia 15.
O DMC entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de reforçar e celebrar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável, reunindo atividades em mais de 50 países. “A criatividade é reconhecida cada vez mais como um ativo estratégico para o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentáveis. Ter o reconhecimento da ONU que estabelece um Dia Mundial da Criatividade, como uma data oficial do calendário internacional é uma conquista e motivo de orgulho para nós, que lutamos por isso há tanto tempo”, afirma Foster.
Desde que foi criada em 2011, a ProjectHub trabalha para ampliar e acelerar as conexões entre empreendedores criativos e investidores e hoje conta com mais de 7000 membros, em sua maioria do Brasil, mas também em países como Holanda, Índia, Canadá, Espanha e Dinamarca.