Tradicionalmente disputado na Região Sudeste, o sexto Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras vai fazer uma mudança de rota.
Neste ano, mais de 50 carros históricos fabricados entre 1919 e 1980, e cerca de dez motos clássicas fabricadas entre 1931 e 1978 partirão no dia 20 de junho do Shopping Iguatemi, na Capital de São Paulo, para chegarem em Gramado, no Rio Grande do Sul, em 23 de junho.
“Nas cinco edições anteriores nós percorremos cerca de 1.750 quilômetros entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e a grande maioria dos participantes já estava pedindo para mudarmos a rota. Neste ano resolvemos inovar e iremos para a bela Região Sul.”, anunciou Eduardo Lambiasi, presidente do MG Club do Brasil, entidade que realiza a prova desde 2011.
O Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras é de regularidade, e os veículos percorrem cerca de 1.800 quilômetros em estradas secundárias, com médias de velocidade baixas, onde se destaca a atuação e capacidade do navegador. Isto torna o evento num grande desfile de preciosidades clássicas, admirados por onde passam. Nas paradas para almoço e reagrupamento nos hotéis ao final de cada dia, o público se aglomera para conhecer alguns carros que são verdadeiras raridades.
Há duas categorias de competição e uma categoria turística, onde a dupla inscrita pode seguir o rallye e sentir como é uma prova deste tipo. Times estrangeiros e de diversos Estados costumam participar com vários carros. E mais uma vez o campeão de F1 Nelson Piquet participará com o seu time.
“A grande novidade para este ano será a participação de motocicletas clássicas – será a segunda prova no mundo a autorizar e mesclar carros com motos.”, avisa Luis Cezar Ramos Pereira, diretor-esportivo do MG Club do Brasil.
Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de junho, na secretaria do MG Club do Brasil, de 3ª a 6ª feira, das 14h às 18h, pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (11) 3673-5065.
O Rallye 1000 Milhas Históricas faz parte do calendário mundial da Fiva – Federação Internacional de Veículos Antigos, e está regido pelas regras da FIA-Historic. A participação de motocicletas clássicas segue a regulamentação da Comissão de Motocicletas da Fiva, que trabalha em conjunto com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e com a FIA (Federação Internacional do Automóvel).
O Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras é uma realização do MG Club do Brasil, com apoio institucional da Federação Brasileira de Veículos Antigos.