O Estadão lançou no dia 30 de maio, a quarta edição do Marcas Mais, ranking elaborado em parceria com a consultoria TroianoBranding.
A publicação especial traz as marcas mais desejadas em 30 dos principais segmentos do mercado e tem como objetivo compreender o que faz com que os consumires percebam a relevância que gera o engajamento e influencia diretamente na decisão de compra e uso e produtos e serviços.
“O estudo aprofundado das preferências do público presente no Marcas Mais revela uma base sólida para entender como se constrói um relacionamento efetivo entre empresas e consumidores.
Além de ranquear as marcas mais desejadas em 30 categorias, houve a preocupação em buscar conteúdo relevante e inédito para compartilhar com nossos leitores: entrevista com líder de marca do Uber, Bozoma Saint Jones; conversa com David Aaker, guru mundial no tema e outros conteúdos tão bacanas quanto”, explica Luis Fernando Bovo, diretor de projetos especiais do Estadão.
As categorias analisadas são: alimentos industrializados, aparelhos celulares e tablets, aparelhos de TV e vídeo, artigos esportivos, automóveis, Bancos, canais de TV por assinatura, cartões, cervejas, comércio on-line, companhias aéreas, computadores, construtoras, cosméticos, destinos turísticos, empresas de TV por assinatura, empresas de viagem, fabricante de eletrodomésticos, lojas de roupas, operadoras de telefonia e internet, planos de saúde, poupança, redes de fast food, refrigerantes, seguradoras, universidades particulares e supermercados e hipermercados.
Além da edição premium comercializada em Bancas da Capital paulista, o Guia também pode ser acessado pelo site. Para assinantes e leitores, a edição diária do jornal contará com um caderno especial com os principais destaques da publicação.
Para a elaboração do Marcas Mais, foram realizadas e analisadas 11.500 entrevistas com consumidores de todo o País das classes A, B, e C do Critério Brasil, homens e mulheres. Os indicadores de avaliação utilizados foram: níveis de conhecimento da marca, padrão de referência que demonstram em adquiri-la, grau de rejeição que a marca gera, nível de associação da marca a três atributos da categoria de negócios que ela pertence.
Em seguida, os entrevistados foram classificados em cinco patamares de envolvimento. A combinação desses patamares gerou o índice que posiciona cada marca no ranking.
Conteúdo exclusivo
Além do ranking, o Marcas Mais traz ao leitor conteúdos exclusivos. Entre os destaques o Estadão traz uma entrevista exclusiva no País com Bozoma Saint John, diretora de marca do Uber, que determinou como objetivo pessoal humanizar a empresa.
O especial também traz uma conversa com um guru do marketing, o norte-americano David Aeker, responsável pelo desenvolvimento de um modelo de cálculo do brand equity. Para fechar, Pedro Dória, jornalista e colunista do Estadão traz uma reflexão sobre a crise de imagem vivenciada pelo Facebook.