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Recentemente, o Google anunciou ao mundo as mudanças que chegavam às suas plataformas analíticas e de publicidade. Conforme já conhecido por muitos, a marca foi reformulada em uma suíte com três principais grupos de soluções:
– Google ADS.
– Goole Marketing Platfotm.
– Google Ad Manager.
E foram exatamente estas mudanças que ocuparam o palco do Google Marketing Live na última semana, nos Estados Unidos. A maior parte do que foi destacado no evento focou nesta transição.
O Google Marketing Live é um evento anual muito aguardado por profissionais do marketing digital. Nele, são destacados novos recursos que estão sendo lançados para quem divulga seus negócios com a ajuda do Google.
Logo no início, Anthony Chavez, diretor de produtos do Google Ads falou que uma das principais prioridades para empresas é a velocidade das páginas de destino.
Segundo ele, a velocidade destas páginas pode fazer a diferença na hora de uma venda ser realizada ou não.
Ele mencionou que esta é uma preocupação. Afinal, muitos ficam demasiadamente focados em otimização de anúncios, segmentação, lances, e acabam se esquecendo deste aspecto tão importante.
Por isso, uma das maneiras de melhorar o desempenho das campanhas de links patrocinados no ambiente mobile é aumentar a velocidade das páginas de destino.
Em atenção a isso, foi anunciado que o Mobile Speed Score está disponível no Google Ads. Trata-se de um recurso, apresentado como coluna na guia ‘Páginas de Destino’, que informa a velocidade de uma página mobile. Isto é feito por meio de uma pontuação (em escala de 1 a 10).
Uma das grandes vantagens do Mobile Speed Score é sua atualização diária. Assim, sempre que uma mudança for feita nas páginas de destino, não é necessário esperar dias ou semanas para verificar se isto otimizou os resultados.
No Google I/O, foi anunciado o uso de machine learning (aprendizado de máquina) em todos os produtos da empresa e também foi abordado como essa tecnologia melhora a vida dos consumidores.
Outra novidade apresentada foi a “Maxime Lift”. Esta tecnologia é a que ajuda a traduzir a atenção dos usuários em resultados no YouTube. Segundo a companhia, ela ajuda as pessoas propensas a considerar sua marca depois de assistir a um vídeo de propaganda.
O “Maximize lift” já está disponível em versão beta e será lançado mundialmente para os anunciantes até o final de 2018.
A publicidade dos links patrocinados também se beneficia das máquinas inteligentes. Elas aprendem a cada dia com as interações com os usuários. Segundo o palestrante, isto é importante para agregar valor aos anúncios.
Isto ficou evidente nos recentemente lançados anúncios de pesquisa responsivos. Com eles, o analista de links patrocinados insere, no mínimo, cinco títulos diferentes e duas descrições distintas sem utilizar frases repetidas. Também cria pelo menos três títulos sem incluir as palavras-chave.
Outro recurso anunciado neste evento foi o “Local Campaigns”, que é uma espécie de campanha criada com o objetivo exclusivo de aumentar as visitas ao varejo físico.
Cerca de 97% do comércio brasileiro é em rede física, porém, quase 2/3 de decisões de compra não é no mundo físico. O digital não é mais no e-commerce, e, sim, pelo impacto no usuário.
A “Local Campaigns” será lançada mundialmente para os anunciantes ao longo dos próximos meses.
Por sua vez, o “Shopping Campaign”, lançado recentemente, otimiza o desempenho com base nos objetivos comerciais. O formato ajuda a atingir as metas de receita sem necessidade de passar pelo processo manual de administrar ou fazer lances para produtos e palavras-chave individuais.
Esse modo funciona muito bem no Brasil porque tem o conteúdo visual. Agora, com essa inteligência de multiformato, o direcionamento para alguns sites e reengajar de acordo com as últimas pesquisas vai ser automático.
A conversa com o consumidor é em diversos momentos, não só na busca. O ponto de vista de negócio é: Quanto ele está disposto a pagar e sobre a otimização do produto na plataforma.
O objetivo destas alterações é fazer com que o Google Shopping se torne mais acessível para lojas e e-commerces.
Essa função é benéfica para quem tem e-commerce, pois os anunciantes recebem o “feed”, que é uma lista de produtos do site. A lista era limitada. Agora, a marca pode colocar todos os produtos nos vídeos, Google etc. e traz o público até todos eles.
Algo repetido diversas vezes no Google Marketing Live foi a revolução dos anúncios que se adaptam às necessidades dos consumidores.
Além disso, com o aprendizado de máquina, a tecnologia avalia em tempo real se esta adaptação está realmente funcionando.
Conforme destacado por Philip McDonnell, cabe às empresas e às tecnologias do Google Ads identificar qual é o produto certo para apresentar para a pessoa certa, no momento certo.
Estas tecnologias estão em processo de aprendizado e ele é infinito. Por isso, o horizonte nos garante melhorias na capacidade de oferecermos anúncios cada vez mais personalizados.