Eventos

Center Rio recebe 'Retiro dos Artistas - 100 anos de história'

Até 30 de setembro, o Center Shopping Rio abre ao público a exposição gratuita ‘Retiro dos Artistas – 100 anos de história’, em homenagem ao centenário da instituição, completados este ano.

O Retiro dos Artistas – espaço assistencial de convivência destinado aos profissionais que trabalharam com entretenimento, está em festa por completar, este ano, seu primeiro centenário.

Leia na integra: Conheça a história de sucesso da 2a1

Para celebrar este momento tão importante do famoso lar carioca do bairro de Jacarepaguá, o Center Shopping Rio, em parceria com o abrigo, realiza a exposição ‘Retiro dos Artistas – 100 anos de história’.

A mostra tem entrada gratuita e ficará aberta ao público no Center Cultural (terceiro piso), de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h, até o dia 30 de setembro.

No espaço, os visitantes vão poder conhecer um pouco mais sobre a instituição por meio de imagens que marcaram a trajetória do Retiro dos Artistas, além de itens como as cartas dos ex presidentes Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas com menções à ‘Casa dos Artistas’, nome inicial do lar.

“A mostra é uma forma de homenagear os 100 anos do Retiro dos Artistas, e, com isso, contribuir para a memória dessa instituição que faz parte da cultura de nosso País.”, comenta Aline Ferraz, coordenadora de Marketing do Center Shopping Rio.

A exposição contará, também, com curiosidades sobre o abrigo, como informações sobre o surgimento da instituição, as visitas ilustres que passaram pelo local, o concurso ‘Rainha do Baile’, a tradicional festa junina, dentre outros tantos assuntos não menos importantes.

Ainda no local, haverá uma ‘Calçada da Fama’, onde o público poderá apreciar os nomes de residentes ilustres como Zélia Hossman, Yolanda Cardoso e Claudio Corrêa e Castro, estampados em estrelas.

“A instituição é a prova viva de que viver pela arte, para arte e ajudar ao próximo vale a pena. A identidade de um povo está na cultura. Uma sociedade sem memória e sem cultura, não é um povo. Temos muito o que resolver, mas a riqueza que mora na nossa instituição é incomensurável.”, diz Cida Cabral, administradora do Retiro dos Artistas.