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Dia do Cliente: Há o que comemorar?

As datas comemorativas são sempre muito bem-vindas, principalmente pelo comércio que aproveita para realizar ações promocionais e conquistar o seu público.

As datas comemorativas são sempre muito bem-vindas, principalmente pelo comércio que aproveita para realizar ações promocionais e conquistar o seu público.

O Dia do Cliente, comemorado no dia 15 de setembro, foi criado em 2003, no Estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos.

Sua ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.

O Dia do Cliente foi oficializado no Rio Grande do Sul em 2003, mas atualmente já foi aprovado em 14 Estados brasileiros e 167 municípios.

Mas, será que o cliente está tendo motivos para comemorar?

Muitos ainda acreditam que cliente é apenas aquele que compra um produto. Na realidade, todos somos clientes, desde a compra de um simples pãozinho na panificadora até uma consulta com um médico.

A partir do momento em que contratamos um serviço ou compramos um produto, somos clientes, e, como tais, merecemos respeito e atenção. Afinal, estamos pagando.

Lógico que não se deve levar a ferro e fogo a expressão “O cliente tem sempre razão”. O bom-senso sempre deve prevalecer nessa relação cliente x fornecedor.

Nos dias atuais, onde a tecnologia impera, os prestadores de serviços passaram a dar um pouco mais de atenção aos seus clientes. As redes sociais contribuíram muito para isso, afinal, é nelas que uma marca pode ser destruída em questão de minutos.

Mas, será que haveria necessidade de precisarmos usar uma rede social, um site de reclamações, e, até mesmo o Código de Defesa do Consumidor se os direitos dos clientes fossem respeitados?

O problema não está na hora de contratarmos um serviço ou comprarmos um determinado produto. Nessa primeira fase, tudo são flores. No entanto, quando algum problema acontece em relação àquilo que foi solicitado, é que a dor de cabeça do cliente começa.

O pós-venda é que tem sido o maior problema para o cliente. As empresas se encarregam de fazer a venda, mas, quando não atende ao que era esperado e se faz necessário uma devolução ou cancelamento do serviço contratado, por exemplo, as dificuldades encontradas são muitas.

Dessa forma, para que o cliente possa comemorar o seu dia, de nada adianta ações promocionais apenas na data específica. Faz-se necessário que todos os dias sejam consagrados a eles. Respeito acima de tudo!

Mas, enquanto isso não acontece, aproveite o seu dia para aproveitar as inúmeras ações promo que estão sendo realizadas. Afinal, pelo menos em um dia do ano, todos os seus direitos estão garantidos.

Leia também: O consumidor e os seus direitos.