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Marketing pós-evento: a aposta do Rock In Rio e TEDx para reter seu público o ano inteiro

Saiba a importância, boas práticas de mercado, dicas e cases de sucesso de eventos que já apostam em estratégias de retenção no pós-evento.


Se a sua agência/empresa de eventos não investe em estratégias de retenção de participantes e patrocinadores no pós-evento, é um sinal de que seu negócio pode estar perdendo dinheiro.

Sim, essa é uma verdade que dói muito mas necessária para refletirmos sobre o planejamento completo dos seus eventos.

A criação, estratégias de divulgação, organização e produção, por si só já requerem tempo e um bom time. Mas quando uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review menciona que aumentar a taxa de retenção de clientes em 5% pode significar aumento de lucros na casa de 25% a 90%, então chegou a hora de rever seus esforços e pensar em como trabalhar com o público que já o conhece. 

Por que o engajamento pós-evento é tão importante?

Objetivamente, porque isso significa gastar menos para adquirir novos participantes. Além disso, este é um dado que pode embasar a renovação do contrato com seu patrocinador ou até mesmo na atração de novos investidores.

Não é à toa que uma das principais métricas do marketing de eventos é o ROI (Retorno Sobre Investimento). Ele contribui para quantificar a eficácia de suas estratégias, avaliar sua execução e melhorar para seu próximo evento. 

Lembrando que está métrica também é válida para eventos únicos, ou seja, aqueles que acontecem pontualmente em conjunto com outras estratégias de marcas dentro do marketing.

O estudo feito pela empresa Eventforte diz que 86% das agências de live marketing americanas relatam que a satisfação do participante é a melhor medida do sucesso do evento.

A partir disso, pesquisamos algumas boas práticas de mercado e alguns estudos de casos relacionados ao marketing pós-eventos que podem te inspirar. Continue a leitura!

 

Práticas de pós-eventos (realmente aplicáveis) que podem engajar e fidelizar seu público  

Lembrando que cada evento é único, em sua maioria cocriado por organizadores, artistas e fornecedores. Com isso não há uma regra ou uma receita de bolo pronta para a retenção pós-evento, mas cada projeto terá detalhes específicos que impulsionam as taxas de retenção.

A sugestão aqui é dividir essas práticas em 3 etapas diferentes do seu evento, dividindo essa coleta e análise assim:

  • Etapa 1: durante o evento
  • Etapa 2: pós-evento (curto prazo)
  • Etapa 3: pós-evento (longo prazo)

Abaixo estão alguns exemplos. 

 

Etapa 1: durante o evento

Pesquisa de satisfação em tempo real 

Se o seu evento contar com vários artistas ou palestrantes, para saber qual convidado (ou tópico) seu público curtiu ou não, a forma mais eficaz é perguntar durante a experiência que ele está vivendo.

Existem aplicativos como o Doity Play SurveyMonkey e o Google Forms, por exemplo,  que permitem a coleta de feedback em tempo real. Geralmente, os participantes buscam pela programação do evento nesses mesmos apps, você pode enviar uma notificação por push solicitando uma nota. Com essas respostas é possível medir a empolgação e interação do público, além de entender o que pode ou não replicar para os próximos. 

Estimule o feedback ao vivo 

A tecnologia nos ajuda muito, com certeza. Entretanto, a percepção humana não fica para trás. Principalmente em eventos mais intimistas, quebrar o gelo com as pessoas mais introvertidas ou até mesmo ter alguém da sua equipe dedicado a ler a linguagem corporal e perceber um olhar perplexo pode ajudar. 

Aqui, você encontra algumas ideias de dinâmicas criativas que podem te ajudar a construir a confiança dos participantes e o entrosamento dos convidados.

Ao fazer isso, você alcançará dois objetivos:

1) Você irá intervir imediatamente sobre uma experiência negativa, influenciando assim a avaliação do participante. Abordar o problema rapidamente faz com que as pessoas se sintam cuidadas.

2) Você influenciará fortemente a avaliação geral do evento e a probabilidade das pessoas retornarem. 

 

Etapa 2: pós-evento (curto prazo)

Use e abuse da memória do seu time (pode ser desconfortável, mas é necessário!)

O dia seguinte ao evento deve ser dedicado ao debriefing. Junto à sua equipe (permanente e temporária) escute todo o feedback que eles coletaram na plateia, no no palco, na recepção, enfim, em todas as partes do evento.

As pessoas estavam reclamando do wi-fi? Elas ficaram desapontadas com alguma apresentação? É muito provável que sua equipe saiba. Dê a eles um ambiente seguro onde possam falar livremente sobre o que os participantes mencionaram. Não moralize o processo e esteja aberto a comentários muito negativos.

Explore as métricas de engajamento das redes sociais 

Foram realizadas enquetes via stories? Os posts compartilháveis alcançaram o objetivo de chegar a mais pessoas? 

Além disso, existem ferramentas de monitoramento que buscam postagens de blog ou vídeos que citam o seu evento (tanto os positivos quanto os negativos). Os comentários e percepções da experiência são compartilhados ao longo de duas a três semanas após o evento, que é quando a memória – dessa vez do seu público – está mais fresquinha. Por tanto, fique de olho! 

 

Etapa 3: pós-evento (longo prazo)

Crie um cronograma para explorar ao máximo seus conteúdos

Não só as fotos e vídeos do evento, mas também os feedbacks positivos, as histórias bacanas de conexão, enfim, tudo aquilo que tornou esse projeto único.

A linha do tempo desse cronograma pode ser feita da seguinte forma:

  1. Envie um e-mail de agradecimento aos participantes. Demonstre gratidão oferecendo algo de valor, como acesso exclusivo a conteúdo adicional, um código promocional para uma compra futura ou um desconto no próximo evento. Atualize as páginas de mídia social com os destaques do evento marcando seus parceiros. Forneça resumos para aqueles que não puderam comparecer.
  2. Faça a pesquisa de satisfação com o seu público, retribuindo os engajados com brindes exclusivos, por exemplo. O link da pesquisa pode ser enviado por e-mail ou postado nos stories, LinkedIn ou alguma outra rede social que faça mais sentido para o seu negócio.
  3. Comece uma campanha de nutrição por e-mail. Compartilhe mais conteúdos, ofereça promoções, fale sobre os próximos eventos, anexe downloads úteis ou indique aos leitores referências e inspiração. 
  4. Convide os participantes que ainda não o fizeram para se inscreverem na sua newsletter. Ofereça conteúdo educacional que atraia seu público. Saber o que as pessoas mais gostam, consomem e acompanham também deve estar na sua pesquisa de satisfação, afinal a conversa deve ser diálogo e não um monólogo onde sua marca só fala de si própria. 
  5. Prepare uma apresentação completa e embasada ao seu patrocinador. Reúna todos esses dados coletados durante e no pós-evento, mostre o valor do seu evento bem como o propósito dele. Quem investe no seu evento também quer entender como é o relacionamento com o seu público e o quanto você pode engajá-lo e nada melhor do que ter participantes que se tornam verdadeiros fãs da sua marca. 

 

Estudo de caso: as empresas que colheram bons frutos das estratégias de marketing pós-evento 

Separamos alguns exemplos de eventos que souberam como aproveitar boas estratégias para reter o público que já os acompanhou/visitou. 

 

As palestras TEDx que não acabam quando terminam

Palestra de Melinda Gates para o TEDxChange. Créditos: Divulgação TEDx

As palestras TEDx são famosas por seu envolvimento pós-evento. O principal fator que contribui para o seu sucesso é a sua estratégia de conteúdo.

Após cada evento, o TEDx envia vídeos das palestras em seu canal do YouTube, transformando efetivamente um evento de um dia em conteúdo que pode ser acessado por qualquer pessoa em todos os lugares.

Esses vídeos também são compartilhados no site e redes sociais da marca, oferecendo aos participantes (e não participantes) a chance de revisitar as palestras e continuar aprendendo com elas.

O TEDx também envia e-mails personalizados de agradecimento aos participantes, expressando gratidão pela participação e compartilhando matérias que são de interesse do seu público. Dessa forma, o aprendizado e o engajamento continuam muito além do evento.

 

Educação de mercado antes da conferência de criatividade Adobe MAX

Créditos: divulgação Adobe MAX

Adobe MAX Creativity Conference é outro evento que domina a arte do envolvimento pós-evento. Eles acompanham os participantes por e-mail, oferecendo recursos exclusivos como tutoriais e workshops relacionados aos temas do evento.

A Adobe também cria uma página pós-evento dedicada ao evento em seu site, onde os participantes podem acessar as gravações das sessões da conferência. 

Isso permite que os participantes revisitem as sessões que acharam mais interessante e revejam as que perderam, por terem ido ao banheiro ou escolhido estar em alguma outra palestra/palco que teria no mesmo horário da apresentação.

 

Rock In Rio aposta nas pulseiras em formato NFT para encantar os fãs do festival

 Créditos: divulgação Rock in Rio

Na edição 2022 do Rock in Rio um dos grandes destaques foi a ação tecnológica que a organização lançou meses antes do evento acontecer. A versão digital das clássicas pulseiras de pano, foram disponibilizadas gratuitamente em formato de token não fungível (NFT).

Em parceria com a empresa fantech Block4, cada pulseira contou com uma identidade visual única o que fez os fãs do metal, por exemplo,terem uma arte digital inspirada na frequência das guitarras das principais bandas do estilo. 

Agregar valor e despertar o interesse de um item colecionável que ficará guardado com carinho e será lembrado no mundo digital e virtual para sempre. 

 

Recapitulando os aprendizados de hoje

Um resumo do que você leu até aqui:

  • O envolvimento com o evento não termina quando o último convidado sair. A fase pós-evento é crucial para fortalecer relacionamentos, coletar feedback e aproveitar o momento do evento;
  • As estratégias de marketing são vitais para manter a conexão dos participantes. O marketing pós-evento, incluindo blogs, canais no YouTube, relacionamento nas mídias sociais, e-mails e ofertas exclusivas, pode ampliar seu alcance e criar fidelidade à marca;
  • Cases de sucessos sempre oferecem insights valiosos. Procure se inspirar no trabalho que as grandes empresas estão lançando no mercado e as lições práticas que podem ser usadas no seu planejamento pós-evento.
  • O futuro é brilhante e emocionante. Com o uso de novas tecnologias e tendências, as possibilidades de engajamento pós-evento estão se expandindo e ficando cada vez mais criativas e intimistas. Aposte nisso!

Gostou das dicas? Conte sua experiência com o marketing pós-evento aqui nos comentários. Queremos saber a sua opinião! 

 

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