A visita, organizada pelo Núcleo Mulher da Associação, aconteceu no dia 2 de outubro, teve com intuito promover o desenvolvimento sustentável dentro das empresas.
O Núcleo Mulher da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) promoveu uma visita ao "Telhado Verde", horta construída na parte superior do Shopping Eldorado.
Para incentivar a sustentabilidade dentro das empresas, a ADVB organizou a visita para que este projeto pudesse inspirar e servir de exemplo de atividade sustentável aos empreendedores.
“Acho o projeto fantástico e gostaria muito que outros shoppings pudessem desenvolver dentro da sua própria estrutura algo sustentável. Se nós fizéssemos isso em vários prédios, shoppings, nós teríamos uma qualidade melhor de ar. Agora que estamos na primavera, o Telhado Verde está perfumando São Paulo.”, afirma Cristina Calligaris, vice-presidente da ADVB Mulher.
Trinta convidados da ADVB, entre associados e diretores, acompanharam a visita guiada ao telhado verde, com Ana Paula Araújo, recepcionista bilíngue do Concierge do Shopping Eldorado. Os participantes puderam conhecer os três processos de triagem, como a separação dos resíduos orgânicos e do material reciclável ainda na praça de alimentação; o setor de compostagem, que separa resíduos que podem danificar a máquina e mantém a qualidade do material; e a máquina de compostagem, que faz o processamento do composto orgânico para já destiná-lo ao plantio. Por fim, eles visitaram a plantação no telhado, que abrange 6 mil metros quadrados de horta.
Criado em 2012, o Telhado Verde tem o objetivo de dar um destino ecologicamente correto a cerca de uma tonelada de lixo orgânico gerado diariamente na praça de alimentação. Os restos de comida são utilizados como adubo para o cultivo da horta, reduzindo a quantidade de lixo jogado em aterros sanitários.
“Visitar o Telhado Verde é sempre um aprendizado. Acho que se cada vez mais pessoas fizerem esse tipo de atitude, teremos um grande impacto positivo. É uma maneira muito bacana de transformar o lixo em vida.”, conta Sílvia Tyrola, diretora de parcerias no Núcleo Mulher da entidade.
O projeto foi um dos cases premiados no Top de Sustentabilidade 2017, promovido pela ADVB, que busca reconhecer ações ambientalmente e socialmente responsáveis. “Iniciativas como estas são impressionantes no meio de São Paulo: entre os prédios, sobre os prédios, uma área verde. Faz pensar o quanto é possível e fácil de fazer, não tem desculpa. Nós como educadores estamos aqui para ensinar esse exemplo, ensinar os jovens a replicarem isso em suas vidas.”, destaca Elaine Bueno Silva, superintendente do Lar Sírio.