A Ambev e o cantor Gusttavo Lima serão avaliados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O motivo foram as duas lives feitas pelo cantor nos últimos dias, chamadas “Buteco em Casa” e “Buteco Bohemia em Casa”.
As apresentações, que atraíram milhões de pessoas ao canal do sertanejo no YouTube, foram parar na esfera do Conar após a reclamação de consumidores a respeito do consumo de bebidas alcoólicas durante os shows e a falta de avisos restritivos ao público, sobretudo a menores de idade.
De acordo com o Conar, dezenas de consumidores formalizaram reclamações a respeito das lives logo após os conteúdos serem exibidos.
Em nota publicada no site, o Conar ressalta que o formato da live é algo inovador para o momento em que o País atravessa, mas pondera que as ações publicitárias que dela façam parte devem ser conciliadas aos princípios fundamentais de comunicação comercial do segmento de bebidas alcoólicas, sobretudo para não estimular o consumo em demasia e nem o hábito por parte de crianças e adolescentes.
A partir da abertura da representação ética, tanto o cantor quanto a Ambev têm um prazo para enviar suas defesas ao Conselho de Ética do Conar ou, então, adaptar imediatamente as regras de restrição de consumo às lives.
Nas redes sociais, a empolgação de Gusttavo Lima com as bebidas foi um dos assuntos mais comentados no último fim de semana. No último dia 11, a apresentação do “Buteco Bohemia em Casa” teve mais de sete horas de duração, período em que Gusttavo consumiu, em grandes quantidades, a cerveja patrocinadora e outras bebidas que mantinha em sua casa.
Antes de iniciar a apresentação, inclusive, o canal do cantor trazia uma mensagem que também fazia alusão às bebidas: “Atenção todos os cachaceiros desse mundo: já já a nossa live começa!”.
Além da Ambev, a live do cantor também teve patrocínio de outras marcas, como Casas Bahia, Perdigão e Serasa.
Ambev se posiciona: “Estamos reforçando as regras”
Na tarde desta quarta-feira, 15, a Ambev, por meio de sua assessoria de comunicação, divulgou uma nota a respeito da ação movida pelo Conar. A empresa de bebidas diz que procurou tomar todas as medidas para que o cumprimento das regras do Conar – bem como as atuais regras de distanciamento social – fossem respeitadas no formato, mas reconhece que algumas orientações não foram seguidas. Veja, abaixo, a íntegra do comunicado:
“Nesse momento de quarentena, sabemos que as lives de cantores e artistas assumiram um papel relevante e inovador para manter as pessoas dentro de casa e levar um pouco de entretenimento. Para promover a iniciativa, patrocinamos alguns desses eventos, sempre com o cuidado de assegurar as medidas de higiene e distanciamento social e com a devida orientação prévia aos artistas sobre as regras do CONAR de publicidade de bebidas. Além disso, enviamos um guia reforçando as regras do CONAR e treinamos as pessoas envolvidas. Sabemos que em algumas lives, de forma totalmente espontânea, algumas orientações não foram seguidas. Estamos reforçando as regras dado esse novo contexto de entretenimento virtual e estamos mais do que nunca comprometidos com o consumo responsável de nossos produtos.. Vale lembrar que a live é de propriedade do artista, muitas vezes realizada em sua casa, o que representa um desafio.”