O Grupo WPP anunciou oficialmente no dia 15 de outubro, que Fernando Taralli será o CEO da VMLY&R no Brasil, agência que surge da união entre a Y&R e a VML.
O processo ocorre no Brasil dois anos após anunciado — o País era o único do mundo que ainda mantinha as operações separadas.
Confira as movimentações do mercado aqui.
Taralli comanda a operação local da VML desde a chegada da agência no Brasil, em 2011.
David Laloum, até então CEO da Y&R, cargo que ocupava desde janeiro de 2016, deixa a gestão da rede e passa a se dedicar a projetos focados nos segmentos de tecnologia e inovação, mas seguirá contribuindo com a integração das duas operações como head of business development do Grupo VMLY&R.
Marcos Quintela assume o cargo de chairman do Grupo VMLY&R, supervisionando não só a fusão entre Y&R e VML, mas também outros ativos do WPP no Brasil, como a agência Mutato e a VML Rio.
Essas duas operações poderão resolver os casos de conflito de clientes que foram um dos motivos que retardaram a união entre Y&R e VML no Brasil.
O board do Grupo VMLY&R contará ainda com o CFO e COO Alejandro Suarez.
Na VMLY&R, Rafael Pitanguy é promovido a chief creative officer e Leo Balbi será chief client officer, ambos egressos da Y&R.
Sumara Osório, da equipe da VML, assume como chief strategy officer na nova operação. Falta definir apenas a liderança da área de mídia na VMLY&R.
As equipes das duas agências serão unidas em São Paulo a partir do início de 2021. No Rio de Janeiro, a VML manterá uma operação independente.
A VMLY&R Brasil nasce com mais de 550 colaboradores e um portfólio de clientes que inclui Vivo, Grupo Petrópolis, Danone, Via Varejo, LG, Visa, Nespresso, Braskem, Habib’s, Raízen/Shell, Outback Steakhouse, Colgate-Palmolive, Dell, Tinder, AkzoNobel, Ford, Sadia, English Live, Bridgestone, L’Occitane, Viacom, Uber Eats e Universal Pictures.