As marcas brasileiras precisam se preparar para a implantação da nova norma de rotulagem nutricional de alimentos e bebidas embalados. A mudança foi aprovada em outubro de 2020 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e deve entrar em vigor em 24 meses.
Estudo realizado pela Kantar, indica que a saudabilidade tem conquistado cada vez mais relevância. Segundo o levantamento, cerca de 75% dos consumidores nacionais já buscam produtos com menor teor de gordura, 70% com menos açúcar e 69% sem aditivos, como corantes e conservantes.
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Além disso, quando se deparam com um produto dito “natural”, 59% deles alegam esperar que seja livre de conservantes. Quanto à análise das informações nos rótulos, mesmo que ocasionalmente, 33% das pessoas afirmam ficar de olho na quantidade de vitaminas, 33% na de açúcar, 32% gordura, 32% calorias e valor nutricional e 30% teor de sódio.
A-maior mudança da regra será a colocação de símbolos informativos na parte frontal superior da embalagem, facilmente captados à primeira vista, que devem indicar o teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
A Tabela de Informação Nutricional também passará por alterações significativas, começando pela adoção de fundo branco e letras pretas, para impedir que contrastes interfiram na legibilidade.
Além disso, será obrigatório identificar açúcares totais e adicionais, valores energético e nutricional e número de porções por embalagem. A tabela deverá ficar perto da lista de ingredientes e em superfície contínua, sem áreas encobertas ou locais de difícil visualização.
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