Profissionais

Ogilvy reestrutura área de Data Intelligence

Novo modelo contempla três pilares principais: Data Research & Insights, Data Analytics e Data Engineering.


Liderada por Viviane Sbrana, a área de Data Intelligence da Ogilvy Brasil passa por reestruturação para seguir alinhada às tendências globais do mercado de comunicação. 

Com o movimento, novos integrantes chegam ao time. Para reforçar a vertical, que tem se mostrado cada vez mais estratégica para as marcas devido as entregas de análises e previsões de cenários, a agência anuncia a chegada de seis profissionais.  

A executiva explica a mudança: “No novo modelo, temos três pilares principais: Data Research & Insights, Data Analytics e Data Engineering., declara Viviane. 

“A mudança é estratégica e visa garantir uma equipe focada na sua vertical, porém integrada para promover entregas e análises horizontais e multidisciplinares.”, completa. 

Viviane Sbrana, head of Data Intelligence da Ogilvy Brasil Foto: Divulgação).

 Na nova estrutura, Data Engineering é responsável por toda a gestão e automação de dados. A vertical de Data Analytics garante a conexão desses dados e traz análises para apoiar decisões de negócio e comunicação. 

A equipe de Data Research & Insights, por sua vez, fica focada na interpretação de dados de diversas fontes (dados estruturados e não estruturados), aplicando metodologias desenvolvidas para cada desafio.  

Reforços e promoções 

Para potencializar a área de Data Analytics, a Ogilvy conta com a chegada de quatro profissionais: o especialista com forte background em analytics Diego Alves; a estatística Luciana Valforte, com passagens por institutos como Ipsos e Ibope; Augusto Barboza, especialista em analytics com foco em big data; além da analista de data intelligence Nathalia Moraes. 

Os reforços trazem desde aplicações de metodologias integradas em análises de contas globais até projetos que envolvam estatística para modelos e evolução de algoritmos de análise. 

 Ariana Nery (analista de Data Research), Augusto Barboza (especialista em Data Analytics), Diego Alves (especialista em Data Analytics), Eduardo Mendonça (Product Designer), Luciana Valforte (especialista em Estatística) e Nathalia Moraes (analista de Data Intelligence) (Fotos: Divulgação).

A área também amplia sua abordagem com a chegada de Eduardo Mendonça, especialista em Product Design, que tem por objetivo atender a demandas de análises de dados focadas em produtos e também colocá-las em prática em novos projetos de usabilidade no ambiente digital. A analista Ariana Nery completa o reforço em Data Research. 

Além das novas contratações, talentos da casa também foram promovidos. João Beluci, que está na agência há cinco anos, passa a ser supervisor de Data Analytics. Com nove anos de Ogilvy Brasil, Michelle Lins assume o cargo de gerente de Data Research & Insights, enquanto Anderson Chaves, que está na empresa há treze anos, passa a responder por Data Engineering como supervisor.  

Equipe integrada e multidisciplinar 

Uma das pioneiras do mercado brasileiro, a vertical de Data Intelligence da Ogilvy foi criada em 2012 e conta com metodologias desenvolvidas internamente para oferecer entregas que vão desde Analytics a monitoramento de tendências totalmente automatizados. 

A evolução, segundo Viviane Sbrana, foi potencializada nos últimos anos com a ampliação dos produtos de inteligência oferecidos. 

Promovidos: Anderson Chaves (supervisor de Data Engineering), Michelle Lins (gerente de Data Research & Insights) e João Beluci (supervisor de Data Analytics) (Fotos: Divulgação). 

“A rapidez com que as tecnologias evoluem, ou simplesmente mudam, impacta diretamente a forma como as pessoas compram ou consomem, seja um produto ou um serviço. É fundamental acompanhar essas mudanças a partir da enorme quantidade de dados que são gerados a todo instante.”, comenta a executiva.  

Atualmente, a área funciona como um centro de inteligência agnóstico focado na análise integrada de dados. Para a executiva, a reestruturação e chegada de novos profissionais contribuem com entregas que garantem resultados melhores de negócios aos clientes da agência.  

“A reestruturação da nossa área de Data vem no sentido de reforçar o cuidado com o que fazemos com esses dados, desde a possibilidade de automação até mesmo questões mais analíticas, ou o que extraímos e o olhar que temos sobre eles. O capital humano, o olhar cuidadoso e analítico são o que nos fará chegar a um lugar diferente.”, conclui.  

Os reforços anunciados vêm para completar uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de garantir uma visão integrada de resultados contemplando cada um dos pilares de comunicação: Planejamento Estratégico e Criação, Social Media e Conteúdo, Mídia e Measurement, e Business Intelligence.