Mercado

Amazon vai utilizar tecnologia de rastreamento em lojas de grande porte

Está chegando a era do verdadeiro auto serviço. A companhia não se pronunciou oficialmente mas registros confirmam a execução


Documentos cadastrados na prefeitura Brookfield, no estado americano de Connecticut dão pistas de que a Amazon deve mesmo estrear em breve a tecnologia de checkout sem caixa em supermercados de grande porte..

Os recursos da tecnologia de checkout automatizado da Amazon, chamados “Just Walk Out” e já utilizado na rede de pequenas lojas de conveniência Amazon Go aparecem no planejamento para uma grande loja de auto serviço em construção num shopping center suburbano da cidade. A tecnologia acaba com os caixas tradicionais, rastreando os itens adquiridos e cobrando dos shoppers quando saem.

Os documentos mostram vias de entrada e saída na frente da loja, onde os compradores presumivelmente digitalizariam um aplicativo ou cartão de crédito quando entrassem, bem como hardware para potencialmente abrigar câmeras montadas no teto que rastreiam quais itens os compradores pegam na loja . Os documentos também fazem menção a um sistema de prateleiras eletrônicas, um recurso que a Amazon implantou em suas lojas de conveniência Fresh e cashierless Go.

Pedido da Amazon corre em segredo

A empresa não é identificada pelo nome nos documentos de planejamento, mas as semelhanças entre os documentos e outros que a empresa arquivou em todo o país deixam poucas dúvidas. Os proprietários do strip mall descreveram a empresa por trás da grande loja de auto serviço como uma empresa de tecnologia “extremamente secreta” em uma reunião de planejamento relatada pelo jornal News-Times da vizinha Danbury, Connecticut. Os proprietários disseram que a operadora da loja teria 50 ou 60 locais no momento em que a loja Brookfield fosse aberta, se a permissão fosse aprovada a tempo, o que se alinha com a expansão da Amazon Fresh.

Saida da mercearia Fresh no bairro de Woodland Hills, em Los Angeles Foto: Hollie Adams/Bloomberg 

A Amazon parece ter resolvido um desafio técnico significativo, criando um sistema take-away que pode lidar com dezenas de compradores ao mesmo tempo e cobrir grandes supermercados sem ser proibitivamente caro de construir e operar. A descoberta, se funcionar, lançaria a Amazon à frente de seus rivais, as martechs Standard Cognition, AiFi e Grabango que também estão na corrida para viabilizar sistemas autônomos para varejistas. 

Tecnologia “Just Walk Out” superou concorrentes

Mas, para estas startups a adoção generalizada tem sido lenta, pois a tecnologia continua cara e desafiadora para implantar em grandes formatos de loja.  Os executivos dessas empresas reconheceram que ainda estão a um ou dois anos de instalar sistemas sem caixa em supermercados de grande porte.

Equipar uma loja de conveniência com câmeras pode ser feito com algumas dezenas de dispositivos. Cobrir um grande supermercado, que nos EUA tende a variar de 10.000 a 15.000  metros quadrados, exige mais câmeras e servidores para processar e armazenar vídeo. Para isso o projeto mostra um grande espaço dividido entre duas salas para racks de servidores e outros equipamentos elétricos

Não está claro se a loja irá incorporar outros elementos de alta tecnologia apresentados nas lojas Fresh, como seus recém-lançados Dash Carts, que são carrinhos de compras inteligentes que permitem que os clientes façam check-out sem esperar na fila.

Tecnologia-Dash Cart vai ganhando espaço nas lojas da Amazon

A empresa vem recebendo críticas dos sindicatos pela eliminação dos funcionários de caixas, um dos empregos mais comuns nos Estados Unidos. A empresa disse que o objetivo de seu programa Just Walk Out é a conveniência do consumidor, não a redução da mão de obra custos. A Amazon diz que criou milhares de empregos no mercado desde o lançamento da primeira loja Fresh no ano passado.