O consumidor de hoje quer ver o reflexo de pessoas reais e ser representado em campanhas de marketing e publicidade, neste sentido, a diversidade assume grande relevância, pois inclui grupos de consumidores com base em idade, aparência física, habilidade, gênero, raça, identidade sexual, crenças, etc.
No entanto, isso requer uma compreensão final do seu público, avaliando a acessibilidade e a experiência do usuário.
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Aplicar diversidade no marketing não é necessariamente servir a todos os públicos, mas sim saber quem é atraído pela marca e garantir que esses grupos de usuários sejam representados e incluídos nas campanhas.
A Shutterstock conduziu um estudo sobre a cultura e as pessoas retratadas nas imagens. 88% da Geração X e 90% da Geração Y acreditam que a representação diversificada em uma campanha de marketing pode melhorar a reputação da marca.
Diversidade-e inclusão devem fazer com que o público se sinta visto e ouvido, a intenção é representar uma sociedade mais real.
No entanto, nem sempre é assim, Doritos acaba de lançar uma campanha em que homenageia as mães, para o próximo dia 10 de maio, mas torna-se relevante que também dê visibilidade às famílias LGBTQIA+ e nas redes o seu consumidor reagiu contra a estratégia.
“Mãe não há só uma” é como Doritos chama sua campanha
O eixo central da estratégia promovida pela subsidiária PepsiCo é um local onde seis crianças e adolescentes sobem ao palco para ler cartas íntimas e emocionantes dirigidas a suas mães que estão à sua frente nas poltronas de um auditório.
No discurso, aos protagonistas foi mencionado “Dizem que só existe uma mãe, mas eu tenho duas, e, embora apenas uma me tivesse na barriga, ambas fizeram todo o possível para que eu nascesse.”
Parece que o responsável por esta campanha é a agência Slap Global, e faz parte do link publicitário de # OrgulloTodoElAño com Doritos, que começou em dezembro de 2020 com a mensagem “O melhor presente que você pode dar neste Natal é aceitar alguém como eles são”.
Na campanha, Doritos apresenta um pai divorciado que percebe que seu filho é gay e procura ajuda on-line para dizer a ele que o conhece e o ama.
Nesta ocasião, para o próximo dia 10 de maio “Agora incorporamos nossa mensagem de amor, respeito e aceitação a uma data tão importante como o Dia das Mães.”, disse Luisa Gutiérrez, gerente de marketing do grupo Doritos, para o lançamento.
O consumidor, reclamou dizendo que a marca está perdendo de vista o foco em promover seu produto respondendo a uma “agenda de gênero”, comentam seus seguidores nas redes sociais.
“O que tudo isso tem a ver com o produto?”, questionou Doritos nas redes sociais. O consumidor foi incisivo no Twitter, longe de reações homofóbicas, os internautas perguntam sobre “o produto” que visualmente não aparece no spot, também algo no tom e na forma não conseguiu combinar com os internautas que o deixaram com acusações ao administrador da conta oficial do Doritos.
Confira o filme abaixo:
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