São Paulo iniciou o mês de junho com uma homenagem às catadoras e aos catadores de materiais recicláveis, responsáveis pela coleta de 90% dos materiais recicláveis na cidade.
Uma ação da Nestlé em parceria com o app Cataki destaca a importância das pessoas que coletam materiais recicláveis pelas ruas. Com uma comunicação OOH (Out of home), 150 pontos de ônibus da Capital paulista receberam peças com as imagens dos profissionais que muitas vezes não são percebidos ou valorizados pela sociedade, mas que estão ali na região fazendo sua parte por uma cidade mais sustentável.
O melhor do marketing social está aqui.
Leia também: Nestlé convida catadores de reciclável para dar aula de sustentabilidade.
A ação acontece em 13 regiões da Capital e destaca oito catadores que trabalham nos arredores de onde o material está instalado. Apresentando o trabalhador para os moradores, a campanha tem como objetivo tirar da invisibilidade e tornar a relação com os catadores mais real.
“Nosso-objetivo é reconhecer e dar rosto a esses personagens que são tão importantes, mas ainda pouco valorizados. A parceria entre a Nestlé e o Cataki tem gerado excelente resultados, e nos proporciona a ter esse olhar cada vez mais humanizado. Os personagens selecionados para a campanha são inspiradores e cada um vai estar em um ponto da cidade onde já atua.”, comenta Barbara Sapunar, diretora de CSV (Criação de Valor Compartilhado) da Nestlé Brasil.
Entre os homenageados estão Francieli Silva, que viu a única fonte de renda aumentar durante a pandemia por conta do uso do app; Caio Cesar Quirino, catador que recolhe materiais ao lado da esposa Jeni; Carlos Antônio dos Reis, que atua como catador há 40 anos e viu no aplicativo a vida mudar; Fabiana Silva, que utiliza a ferramenta desde que foi lançada.
A campanha pode ser encontrada nas principais regiões da Capital durante sete dias, em comemoração à Semana do Meio Ambiente – celebrada em 2021 entre os dias 05 e 09 de junho.
Todas as peças da campanha possuem um QR code para doação que é direcionado automaticamente para o Cataki, responsável por fazer toda a divisão entre as catadoras e catadores.
Chamado de REcomPix, a campanha de doação, também conta com QR codes estampados nas carroças que circulam pela Capital. Todo valor arrecadado pelo Cataki será investido em campanhas de apoio aos profissionais.
A Nestlé está doando também 200 kits completos para os catadores, com camisetas, equipamentos de proteção EPI, luvas, máscaras e calçados, além de balanças, faixas refletoras e cordas, tudo para auxiliar na coleta e deixar o dia a dia menos pesado.
“Sabemos da importância de olhar e ajudar esses profissionais que muitas vezes passam o dia caminhando pelas ruas e não são reconhecidos. Nosso papel é reforçar o quão fundamental o trabalho deles é para a sociedade e ajudar nessa caminhada.”, finaliza Sapunar.