Eventos são encontros de comunidades. Todos serão híbridos em breve.
Este “hibridismo” vai oferecer possibilidades de expansão das audiências e não será um substituto aos eventos presenciais. Será um complemento tecnológico muito útil.
Falando em eventos, é importante mencionar o que a empresa GL events anunciou para revitalizar o pavilhão de eventos do Anhembi na Capital paulista.
Para quem não conhece, ou nunca participou de um evento lá (acho muito difícil alguém nesta categoria, mas pode existir, em especial, se mora fora da Capital paulista…), o Anhembi foi o responsável por colocar a cidade de São Paulo como referência do setor de eventos na América Latina, iniciando esta história no longínquo ano de 1970…
O-primeiro evento lá foi uma edição do Salão do Automóvel e depois disso aconteceram milhares de eventos, atraindo milhões de participantes, Os números são superlativos.
Mas mesmo com esta relevância e importância para a cidade e para o país, o pavilhão foi relegado a um estado calamitoso nos últimos anos. Por ter um projeto idealizado no final dos anos 60, é possível afirmar que estava totalmente desatualizado do ponto de vista estrutural.
Não existia internet naquela época e ar-condicionado era um luxo para poucos…
Mas o mundo mudou e evoluiu muito nos últimos 50 anos. O Anhembi não evoluiu junto com a cidade e com a sociedade, infelizmente. As histórias sobre goteiras e ratazanas são verdade!
O descaso do poder público com este equipamento urbano foi responsabilidade de todas as matizes políticas. Aqui o objetivo não é encontrar os culpados. É uma constatação. Ponto.
Mas um patrimônio da cidade não poderia ser relegado a este estágio de abandono.
A sua revitalização se fazia premente, e, por uma visão do finado prefeito da Capital, isso agora se tornou realidade. Investimentos de bilhões de reais. Atualização estrutural. Novos espaços.
Tudo de bom! Tudo o que o setor de live marketing está precisando neste momento difícil.
Vai possibilitar que todos os tipos de eventos, corporativos, foco em conteúdo, foco em negócios, entretenimento e esportivos aconteçam no mesmo local. Simultaneamente ou não.
É um grande salto a modernidade. A própria GL já tinha feito um grande investimento neste sentido com a revitalização do antigo centro de exposições imigrantes, hoje SP Expo, para dar um “gostinho” do que é possível fazer para modernizar um espaço de eventos.
Agora eles dobraram a aposta no setor aqui no Brasil e apresentaram o Distrito Anhembi, um conceito de um polo multieventos. Só merecem palmas! A criação deste “distrito cultural” promete agitar o setor de eventos com certeza.
Eu, particularmente, gostei quando anunciaram a criação de um polo da indústria criativa (estúdios de produção de conteúdo) pois sou um “crente” que o futuro dos eventos será híbrido e que esta infraestrutura híbrida é extremamente necessária, aqui em São Paulo, ou em qualquer espaço dedicado ao setor de live marketing.
Mas ficam os desafios. Primeiro: Adiantar as obras que foram anunciadas para terminar no final do ano de 2024 (ou seja, eventos lá só em 2025 !!). Segundo: Fazer uma gestão multicultural que não priorize ou atrapalhe este ou aquele evento. (Já imaginou um jogo da NBA na arena, um desfile de Carnaval na passarela cultural, uma feira de negócios no pavilhão e um congresso no “pudim” ao mesmo tempo??? Grande desafio logístico.
Possível, mas difícil de gerir o acesso ao local de todos envolvidos (aliás, torço para que estes eventos aconteçam todos lá), e, Terceiro: Que o setor de eventos e live marketing “abrace” este novo local para realizar todos os seus mais malucos e criativos projetos, afinal, estamos falando de investimentos em infraestrutura na principal cidade do país e que precisa ser a caixa de ressonância da sociedade, marcas e pessoas do seu entorno.
Vida longa ao Anhembi! e para deixar bem claro… #somosgregários, #eventospresenciaisforever, #colaboraçãoéanossapraia
Afinal, o live marketing não é para os fracos!