A 32ª edição da Bauernfest, principal evento do calendário de Petrópolis (RJ), que, este ano, terá programação híbrida, com direito a festival gastronômico temático e programação on-line, acontecerá entre os dias 25 de junho e 4 de julho.
O festival vai reunir mais de 60 estabelecimentos, entre restaurantes, bares, confeitarias, cervejarias, entre outros, que vão disponibilizar seus produtos com atendimento presencial ou por meio de delivery.
Com a presença do prefeito interino Hingo Hammes, do secretário-chefe de Gabinete, Fabio Júnior da Silva, e do secretário de Turismo Samir El Ghaoui, os chefs dos restaurantes participantes se reuniram na última semana para a foto oficial, em frente à Catedral São Pedro de Alcântara.
Cada-estabelecimento vai oferecer três opções típicas da culinária germânica, além das opções dos respectivos cardápios. O Festival Gastronômico se dividirá em três categorias específicas: culinária típica alemã, produtos gastronômicos e cervejas.
“A Bauernfest é o principal evento do calendário da cidade, marcando uma data importante para a nossa história. É um evento turístico, sim, mas, especialmente, cultural, de resgate das nossas raízes. Certamente será um grande sucesso.”, destacou o prefeito de Petrópolis (RJ), Hingo Hammes.
Para o secretário de Turismo, Samir El Ghaoui, a gastronomia é sempre um atrativo turístico-cultural à parte na Bauernfest. “Estamos muito satisfeitos com a adesão e receptividade que o festival alcançou junto aos estabelecimentos participantes. Vamos agora trabalhar para que esse sucesso se reflita também na participação do público durante o período do evento, sempre respeitando os protocolos em função da pandemia.”, disse.
Outra atração presencial da festa será a exposição e venda de artesanato: chapéus, canecas, talabartes, camisetas bordadas e panos de prato pintados, além de cachecóis com as cores da Alemanha, serão alguns dos produtos oferecidos pelas seis associações de artesanato que confirmaram presença, e vão expor e vender seus produtos em espaços cedidos dentro de alguns estabelecimentos que participam do evento.
Cristo Redentor será iluminado com as cores da Alemanha
A iluminação do Trono de Fátima e do Cristo Redentor terão as cores da Alemanha no dia 29 de junho, data que marca a chegada dos primeiros colonos germânicos à Cidade Imperial em 1845. Neste dia, a cidade já estará sediando a Bauernfest.
O anúncio do trabalho em conjunto foi feito no dia 15 de junho, pelo Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor. Ele visitou o Trono de Fátima ao lado do secretário da Turispetro, Samir El Ghaoui e do presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Charles Rossi, que representaram o prefeito interino Hingo Hammes, do vereador Fred Procópio (PL), além de representantes da cultura alemã no município e de empresários.
Foto: Reprodução.