Feiras

Fenatran é adiada para 2022 e eventos virtuais são confirmados

O adiamento foi comunicado pela organizadora da Fenatran, a RX (nova marca da Reed Exhibitions).

Diversas feiras no mundo ainda estão sendo adiadas em razão da pandemia e não será diferente com a maior feira de transporte da América Latina, a Fenatran.

Prevista para ser realizada de 18 a 22 de outubro deste ano, a feira de negócios foi adiada para 16 a 20 de novembro de 2022, no mesmo pavilhão do SP Expo, na Capital paulista.

Leia também: O que organizadores de feiras de negócios NÃO devem fazer (parte 2).

O adiamento foi comunicado pela organizadora da Fenatran, a RX (nova marca da Reed Exhibitions). “A decisão foi tomada em comum acordo com as associações do setor e com os expositores.”, diz Luiz Bellini, diretor de portfólio da RX. 

“O feedback nas conversas que tivemos foi positivo. Esperamos com isso que a gente possa fazer o evento que todo mundo estava imaginando, com um peso de participação dos expositores até maior do que foi em 2019, inclusive em negócios.”

Rota-Digital

No entanto, antes da pandemia, os promotores do evento já planejavam fazer algumas transformações para aumentar as ações digitais fora do período da feira, como a Rota Digital.

“A Rota Digital não substitui a Fenatran, ela é um complemento com ações paralelas, com a Fenatran acontecendo a cada dois anos. Já a Rota Digital será de maneira perene, todos os anos”, explica Bellini. “Assim não fica mais com um hiato entre duas edições.”

Test-Drive Virtual

Ainda neste mês de junho, a RX vai lançar o Test-Drive Virtual e Interativo. Mas já se sabe que ele seguirá o mesmo formato que foi utilizado pelo Salão Duas Rodas, no qual o internauta pode ver imagens das motocicletas em 360º, acessar informações e filmes adicionais ou acionar as interações disponibilizadas pelas fabricantes.

“Todo esse trabalho é feito pela RX. É um dia inteiro de filmagem com o veículo, depois condensamos todas essas filmagens de 360º em um laboratório, para preparar as interações e disponibilizar tudo na plataforma. Toda a dinâmica é feita em conjunto com as marcas, seguindo o briefing e a estratégia de cada empresa.”, comenta Bellini.

A programação on-line vai continuar em julho (com painéis sobre gestão de frotas e conectividade), agosto (e-commerce e direct to consumer), setembro (movimentação de materiais e tecnologias para frota) e outubro, que em vez da feira física terá no seu lugar um evento digital com transmissão ao vivo de debates sobre as tendência para o futuro e temas voltados a 2022 (Euro 6, segurança veicular, boas práticas). 

Todos os eventos virtuais terão dois dias de exibição, sempre com dois painéis por dia.

“A ideia é manter o expositor conectado com o visitante já desde maio, e eles vão ficar conectados assim até o dia da feira. É mais de um ano de geração de negócio, via digital, trazendo conteúdo, posicionamento e negócios para as marcas, deixando o mercado aquecido até o grande encontro do setor, que será entre 16 e 20 de novembro de 2022.”, explica Ana Paula Pinto, gerente da Fenatran na RX.

 Foto: Reprodução.