Eventos

SC regulamenta protocolo para eventos de grande porte no Estado

A orientação reforça que para qualquer autorização, a organização do evento precisa encaminhar um plano de contingência para ser avaliado pela Diretoria de Vigilância Sanitária.

Na última segunda-feira (28), o Governo do Estado de Santa Catarina divulgou nova portaria para o setor de eventos de grande porte (com mais de 500 pessoas), publicada pela Secretaria da Saúde.

A orientação reforça que para qualquer autorização, a organização do evento precisa encaminhar um plano de contingência para ser avaliado pela Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS), além de estar seguindo os protocolos sanitários já estabelecidos. 

Leia também: Reino Unido divulga resultado dos eventos-teste.

“A partir do resultado da avaliação dos indicadores de risco sanitário elaborado pela vigilância sanitária estadual, tanto os organizadores quanto os gestores do município-sede quanto dos municípios que fazem parte da região de saúde terão subsídios para uma tomada de decisão colegiada mais assertiva sobre a segurança e risco sanitário, bem como da importância da realização do evento para a região.”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

De-acordo com Macário, o objetivo da nova portaria não é liberar, mas regulamentar para que o evento atenda e respeite os protocolos e regramentos sanitários dentro do contexto da pandemia. 

“Já possuíamos regras específicas para eventos menores, como eventos sociais, corporativos, entre outros que permanecem os mesmos. Mas faltava um regramento específico para eventos de grande porte”, pontua Macário.

Segundo informa o site do governo estadual, o regulamento será aplicado enquanto estiver vigente o decreto 1344, que declara estado de calamidade pública em todo o território catarinense.

Foto: Arquivo/JP.