A Ipanema, marca de calçados da Grendene, começa o segundo semestre deste ano reforçando seu compromisso com uma jornada cada vez mais sustentável.
Indo de encontro com as premissas da empresa, a marca ganha tração por meio de nova coleção que serve como vitrina para endossar seus valores frente a uma produção que, de ponta a ponta, têm menos impacto em toda a cadeia.
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Os esforços da marca neste sentido não são de hoje, e Recria foi a coleção escolhida para contar essa história por meio de modelos clássicos compostos por 60% de material reciclado em suas composições e adição de material bio based, ou seja, recurso de origem biológica, por meio da casca de arroz, que além de conferir às sandálias uma textura elegante e inusitada, torna-se mais uma forma da Ipanema incluir em seu processo de fabricação um material que outrora não teria uso comum.
Processos: Ipanema disponibilizará pontos de acolhimento em todos os Clubes Melissa do Brasil, convidando suas consumidoras a descartarem corretamente aqueles pares que estão sem mais nenhuma opção de uso, reuso (doação) ou troca.
Estes pares contarão com sistema de logística reversa: uma vez coletados, passarão por processo completo de reciclagem ou reuso, dentro do contexto da economia circular. As sandálias recolhidas serão direcionadas para recicladores homologados.
Produtos: Sabendo que no mercado a oferta por produtos com menor impacto tende a possuir um preço mais elevado, Recria tem também como missão democratizar o acesso a estes atributos, trazendo para suas consumidoras sandálias que possuem preços entre R$ 19,99 e R$ 49,99. Na produção dos calçados, Ipanema conta hoje com 30% de material reciclado em todos os seus produtos.
Com Recria este número foi dobrado, e no design da nova coleção as sandálias trazem uma cartela de cores pensada também sobre uma perspectiva de menor impacto, e por isso não possuem pintura.
Pessoas: A Grendene conta hoje com uma produção 100% nacional em suas próprias fábricas, garantindo condições de trabalho éticas, salários justos e valorização do trabalho de todos os funcionários da marca e da empresa como um todo.
Há também um olhar especial para as comunidades locais e próximas de suas unidades fabris, como projetos de Educação para o Desenvolvimento Sustentável em escolas públicas e Educação Corporativa por meio da Universidade Grendene.
Feita por e para mulheres, a Ipanema conta hoje com um quadro de colaboradores que, em sua totalidade, é composto por mais de 88% de mulheres. Na Grendene como um todo, o time feminino já representa 41% do quadro total de funcionários.
Vale destacar que para trazer ainda mais força neste projeto, a Ipanema uniu-se com a C&A Brasil pensando em melhores formas e práticas para diminuir o impacto e o desperdício de materiais no meio ambiente.
A partir de um projeto piloto as consumidoras poderão também descartar os produtos em 30 lojas da rede, numa ação inédita entre a marca Ipanema e a varejista, na busca pela democratização de iniciativas de menor impacto.
O programa, que contará com urnas para coleta das sandálias, será gerenciado pela Grendene e a C&A cederá o espaço nas lojas.
Todas as sandálias da Ipanema são 30% recicladas, 100% recicláveis, veganas, não tóxicas e produzidas com energia limpa e cruelty free (sem nenhum tipo de testes em animais).
Isso significa que não é utilizado nenhum componente de origem animal nos processos, conferido à marca registro na Vegan Society; que a energia utilizada provém apenas de fontes renováveis (com emissões baixas ou zeradas de carbono), e não contém nenhum tipo de material tóxico em sua composição, possuindo certificações SMETA e Ouro Abvtex, sendo destaque no Índice de Transparência da Moda Brasil do movimento Fashion Revolution.
A marca também trouxe este olhar cuidadoso para suas embalagens certificadas FSC, que passam a partir deste mês a serem confeccionadas em material de menor impacto, além dos cabides produzidos com material 100% reciclado, responsáveis por acomodar as sandálias nos pontos de venda parceiros.