O premiado diretor e escritor, Quentin Tarantino, anunciou na terça-feira, que está leiloando sete cenas não cortadas de “Pulp Fiction” como tokens não fungíveis, incluindo também roteiros originais manuscritos do filme e comentários de áudio exclusivos do próprio Tarantino. Os colecionáveis serão leiloados no mercado NFT OpenSea.
Os NFTs são construídos sobre a Rede Secreta, um ecossistema de blockchain que prioriza a privacidade. Para os exclusivos NFTs de “Pulp Fiction” e para todos os outros leiloados na plataforma, isso significa que o conteúdo só pode ser visto pelos proprietários desses NFTs.
A Rede Secreta afirma ser a primeira blockchain com contratos inteligentes que preservam a privacidade, o que significa que os dados de transação e propriedade são criptografados. Tradicionalmente, com os NFTs construídos sobre outras blockchains como o Ethereum, os dados das transações e da propriedade são públicos por padrão. É uma espada de dois gumes: a transparência na blockchain permite a verificação das transações, mas também cria um nível de rastreabilidade para cada transação, apesar dos pseudônimos e avatares online que são populares na criptografia.
Os NFTs Secretos de Tarantino protegem não apenas o conteúdo inédito de “Pulp Fiction” do cineasta, mas também a identidade dos eventuais proprietários. É a última aposta de Hollywood nos NFTs, seguindo a colaboração do famoso cineasta David Lynch com a Interpol no mês passado. A MGM fez recentemente uma parceria com o VeVe para lançar os NFTs de ” Sem Tempo para Morrer”, tornando-o o primeiro filme de James Bond com colecionáveis digitais.
No lançamento, Tarantino afirmou: “Estou entusiasmado em apresentar estas cenas exclusivas de ‘Pulp Fiction’ aos fãs”. Secret Network e Secret NFTs proporcionam um mundo totalmente novo de conexão entre fãs e artistas e estou entusiasmado por fazer parte disso”. Tarantino deve comentar sobre os tokens não fungíveis de “Pulp Fiction” durante um painel ao lado do cripto-investidor Mike Novogratz, fundador e CEO da Galaxy Digital, e outros, na conferência da NFT NYC na terça-feira à tarde.
“Pulp Fiction” foi o segundo destaque da carreira de Tarantino. O filme sacudiu o mundo do cinema e impulsionou a sorte do então estúdio independente Miramax, cofundado pelos irmãos Bob Weinstein e o agora condenado por crimes sexuais, Harvey Weinstein. “Pulp Fiction” ganhou a Palma de Ouro, o maior prêmio em Cannes, em 1994. Tarantino e seu corroterista, o cineasta canadense Roger Avary, ganharam o Oscar de melhor roteiro em 1995. O filme também fez de Samuel L. Jackson uma superestrela e ressuscitou a carreira de John Travolta.