Com nomes como Sega, Ubisoft e EA procurando aproveitar o potencial dos ‘tokens não fungíveis’ e dos jogos em blockchain, é inevitável que outros façam o mesmo – e agora é a vez da Square Enix, uma veterana da indústria.
A empresa que está por trás de Final Fantasy e Tomb Raider já mergulhou no mundo das NFTs há algum tempo. Recentemente colaborou com a Double Jump Tokyo – uma empresa de tecnologia blockchain – para criar uma série de ativos digitais para sua franquia Million Arthur.
Este empreendimento foi um sucesso estrondoso, com o conjunto Million Arthur NFT (lançado em 14 de outubro) já esgotado, por isso não deve ser um grande choque saber que a Square Enix está feliz em acelerar as coisas.
Durante seu mais recente balanço financeiro, a empresa se referiu ao empreendimento como “uma prova de conceito para estabelecer quais sinergias podemos obter combinando NFTs com nossos ativos comerciais”, acrescentando que “as NFTs têm alta afinidade com nossos ativos”, e que a “fase de prova de conceito acabou”.
A Square Enix está suficientemente satisfeita com este empreendimento experimental para informar que ele “passará para [uma] fase completa de comercialização” num futuro próximo, o que provavelmente significa mais promoções relacionadas às NFTs, tanto dentro como fora dos jogos.
Então, qual é a confusão? Bem, uma NFT é uma versão única de um ativo digital. Assim, por exemplo, uma peça de arte digital (que você normalmente seria capaz de compartilhar infinitamente) pode ser ” tokenizada” como uma forma de torná-la única.
O token atua como uma espécie de certificado que não pode ser copiado, o que significa que você poderia vender seu ativo NFT em uma data futura, completo com esta autenticidade.
Nos jogos, isto poderia ter implicações enormes para itens digitais adquiridos ou obtidos no jogo, pois fariam parte da “blockchain”, o que significa que mesmo quando os servidores do jogo estiverem desligados, você ainda será o dono desse item. Você também poderia vender ou trocar aquele item com outros usuários online; a própria natureza dos jogos em blockchain permitiria que você trocasse itens através de diferentes plataformas.