Moradores da comunidade de Paraisópolis, na capital paulista, já poderão ter a experiência do 5G Standalone e atestar todo o potencial da nova tecnologia.
Em uma iniciativa conjunta com o Instituto Pró-Saber SP, a Claro está oferecendo conectividade 5G experimental, na sede da organização, com objetivo de fazer testes científicos de aplicação da tecnologia.
Leia também: Claro, Ericsson e Niantic apresentam experiência gamer com RA.
Assim, o público atendido poderá navegar com ultravelocidade, por meio de smartphones configurados para se conectar na rede 5G ou outros dispositivos conectados via Wi-Fi por meio de um modem de acesso (CPE) 5G, o primeiro equipamento deste tipo homologado no Brasil.
Os jovens também poderão aproveitar a conectividade de última geração para aprofundar o conhecimento e realizar cursos on-line nas plataformas Descomplica e Claro cursos, que serão disponibilizadas de forma gratuita no local. O Instituto Claro também oferecerá materiais educativos de seu acervo.
No projeto, a Claro se une ao Pró-Saber SP, que prioriza a educação para a transformação social. Com o objetivo de contribuir para o fim da desigualdade por meio da defesa e garantia do direito de toda criança poder Ler & Brincar, o Instituto Pró-Saber SP trabalha para que os jovens experimentem uma educação de qualidade e vivenciem a infância de forma plena.
Por meio de suas iniciativas atende cerca de 160 crianças e jovens nos programas contínuos e a Biblioteca Pró-Saber SP, pública e aberta para todas as idades, tem mais de 5 mil cadastrados, e, mesmo em um ano como 2020, emprestou 9.533 livros.
“Ao fornecer um espaço confortável, com ferramentas e acesso, não só a internet de qualidade como o 5G, mas também acesso ilimitado às plataformas Claro cursos e Descomplica, a parceria do Instituto Pró-Saber SP com a Claro e parceiros mostra esse olhar voltado na importância da conectividade para os jovens, crianças e famílias em um território de vulnerabilidade, com foco na educação.”, afirma Luana Andrade, coordenadora do programa dos Jovens do Pró-Saber SP.
Teste da tecnologia tem fim científico
O projeto piloto da Claro em parceria com o Pró-Saber SP conta também com diversos fornecedores parceiros como a Ericsson, a Motorola e a Nokia.
Todos se uniram com o objetivo de testar a aplicação e disponibilizar a solução em Paraisópolis, que passa a ser a primeira região do país atendida pelo 5G Standalone com espectro de 3,5 GHz logo após o leilão, por meio de licença experimental concedida pela Anatel.
A Claro adquiriu direito de uso de um canal de 100 MHz nesta faixa de frequência com alcance nacional no Leilão promovido pela agência, que prevê a implantação inicial da tecnologia nas capitais brasileiras até julho de 2022.
A operadora está pronta para transformar as experiências que tem desenvolvido em planos comerciais tão logo tenha a autorização de uso do espectro.
Nesta configuração, o 5G brasileiro terá potencial e performance similar a dos países mais avançados do mundo, embora o desafio nacional inclua questões como regulamentação para aumentar a densidade de antenas e a conectividade dessas antenas às redes de backhaul, especialmente em localidades mais remotas.
Para oferecer conectividade 5G Standalone para o teste em Paraisópolis, a Ericsson entrou como parceira no projeto e instalou toda a infraestrutura da rede de alta tecnologia para garantir a cobertura da região.
“O 5G vai transformar a experiência de conectividade móvel como conhecemos e, para a Ericsson, é motivo de muito orgulho poder apoiar essa iniciativa inédita que permitirá à comunidade local iniciar sua jornada em direção ao futuro a partir do 5G. Para isso, instalamos cobertura 5G com rádios e basebands de última geração que integram o portfólio que já estamos produzindo aqui no Brasil, diretamente de nossa fábrica de São José dos Campos/SP. Não apenas a rede de acesso (5G RAN) como o core de rede (5G Core) utilizados nessa demonstração são soluções oferecidas pela Ericsson.”, diz Tiago Machado, vice-presidente de Negócios da Ericsson.
No teste de caso de uso, o acesso final para os usuários será realizado através de smartphones 5G especialmente configurados para o piloto, conectados diretamente à nova rede da Claro instalada para este fim, ou também via Wi-Fi, utilizando o primeiro dispositivo fixo homologado para 5G no país, os roteadores FastMile, da Nokia. Neste caso, o roteador se conecta à rede 5G e transmite a conectividade dentro da fundação.
“Com essa parceria, que leva acesso a cursos on-line educativos e profissionalizantes a Paraisópolis, a Nokia reforça seu compromisso de agir coletivamente para fomentar as capacidades necessárias a um mundo mais produtivo, sustentável e inclusivo.”, comenta Ailton Santos, head Brasil da Nokia.
A ação conta ainda com o apoio do Instituto Claro para viabilizar a sala de estudos equipada para prover acesso digital aos frequentadores, em parceria com a Motorola, responsável pela doação de seis smartphones 5G e com a plataforma Ready For, que permite aos usuários expandir suas experiências em telas e monitores maiores, com o apoio de teclado e mouse, por exemplo.
“Acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta de empoderamento para que as pessoas conquistem seus objetivos e sonhos. Faz parte do DNA da Motorola estar à frente das tendências e possibilitar experiências memoráveis a todos os usuários que agora contarão com a velocidade da rede 5G para potencializar ainda mais suas horas de estudos e lazer conectados aos seus smartphones.”, explica Andrea Brandi, gerente de Marketing da Motorola.
Mais conteúdos e educação
Os dispositivos instalados na sede do Instituto Pró-Saber SP contam com uma série de conteúdos educativos e profissionalizantes gratuitos, permitindo que os frequentadores vivenciem a experiência 5G de uma forma realmente transformadora, com oportunidades para a comunidade.
Entre os conteúdos disponíveis, estão o aplicativo Claro cursos, iniciativa da operadora que promove oportunidades e geração de renda extra com módulos online de qualificação profissional e mais de 100 opções certificadas em diversas áreas do conhecimento, como Administração e Negócios, Culinária, Informática, Finanças, Educação, Comportamental, Casa e Jardim, Arte e Cultura, Beleza e Maquiagem; e a plataforma Descomplica Enem e Vestibulares, que traz atividades de preparação para o exame nacional.
Para vivenciar a experiência 5G em Paraisópolis, os interessados deverão se cadastrar na secretaria do Instituto Pró-Saber SP, que será responsável pela organização da agenda para utilização dos dispositivos instalados na sala de jovens com acesso gratuito às plataformas de conteúdo.
“O 5G traz infinitas possibilidades e acreditamos que para aproveitar todo o potencial dessa nova tecnologia precisamos nos aproximar dos diversos setores da sociedade. A parceria com o Instituto Pró-Saber SP vai ao encontro deste propósito, proporcionando a inclusão da população local na utilização de uma tecnologia inovadora.”, explica Daniely Gomiero, diretora de Responsabilidade Social da Claro e vice-presidente de projetos do Instituto Claro.