Algumas marcas optaram por segurar os budgets para investir em eventos presenciais, aguardando ansiosamente pelo seu retorno.
Mas, a realidade com relação a saúde e as obrigatoriedades de proteção da pandemia, fizeram com que esse momento fosse postergado por mais tempo.
Desta forma, o mercado dos eventos e das ações de marketing e comunicação como um todo sofreram uma forte retração, mas agora um novo comportamento vem sendo observado no mundo corporativo.
A sensação que temos ao acompanhar o novo comportamento do mercado é que a próxima noite tem sido considerada a última do ano, com isso, estamos vivendo um superaquecimento no que diz respeito às ações de comunicação e produção de eventos, tudo está acontecendo com muita velocidade.
Mesmo com medo por conta das restrições, e buscando alternativas para manter a segurança com os protocolos de saúde, já é possível perceber um movimento acontecendo, feiras estão confirmando as datas, e agendas de eventos diversos vêm sendo divulgadas.
Não podemos negar que o marketing digital conquistou muito espaço com a pandemia, afinal, quando a escassez de uma possibilidade de comunicação se torna uma realidade, o que resta deve ser aproveitado para transformar as formas de trabalho que devem continuar.
Com certeza aceleramos muitos anos no mercado da comunicação com a chegada da pandemia, e a nova possibilidade oferecida que é o digital trouxe benefícios inegáveis.
No digital você tem mais exatidão nos dados, consegue medir melhor os resultados, e economiza tempo na realização dos processos.
Quando se descobre uma novidade que tem resultados positivos não se volta atrás, por isso podemos afirmar que o marketing digital e os eventos on-line chegaram para ficar.
As agências e empresas de comunicação já transitavam pelo digital antes mesmo do confinamento acontecer, mas o fato dele ter se tornado o novo formato oficial de trabalho por um período extenso, exigiu uma grande capacitação e formação dos profissionais da área, que estão mais preparados para gerir as novas ferramentas tecnológicas com as estratégias que elas necessitam.
Para 2022 acredito que viveremos o momento do ‘fica tudo’. Os eventos on-line vão permanecer, assim como os híbridos, mas os encontros presenciais com toda certeza vão retornar com força total, pois a sociedade demonstra anseio pelo retorno do formato.
A experiência presencial é muito diferente da on-line, em que as discussões ocorrem em torno de uma pauta de maneira mais direta.
No presencial, quando há aquela pausa para o cafezinho, as pessoas podem trocar suas bagagens de vida e profissionais, fortalecendo as relações e confiança entre si.
A alta exposição às telas que vivemos com o home office pode ser prejudicial à saúde. Por isso, a agência que sou CEO procura oferecer um diferencial nesse quesito, com propostas em nossas ações on-line que estimulem os participantes a se movimentarem, e ainda assim manter a presença no conteúdo transmitido.
Trabalhar a apresentação de forma fluida e dinâmica é de extrema importância para manter um bom engajamento e transmitir a mensagem do cliente.
Os eventos presenciais serão o novo luxo das empresas no próximo ano, mas já há bons exemplos ao redor do mundo para se inspirar.
A agência irá trabalhar com os dois perfis a partir de agora, atendendo cada um deles no formato mais adequado no que diz respeito à segurança com os protocolos de saúde e originalidade nas propostas.
Para o ano de 2022 nossa expectativa é criar estratégias eficientes para atender todos os nossos clientes, durante a pandemia conquistamos 7 contas importantes de empresas globais de grande porte.
Estamos muito focados em gerar novas tendências, analisando o cenário internacional e entendendo como traçar ações estratégicas para os nossos clientes com o que está acontecendo no mundo.
Meu time é extremamente focado em transmitir as políticas de ESG em suas ações, e entrega às empresas algo fundamental para qualquer grande marca do mundo corporativo: criamos e executamos estratégias personalizadas para o perfil e público do cliente com inclusão, diversidade e sustentabilidade em nosso planejamento e ações.
Esses três pilares são críticos para a maioria das empresas hoje, e nossa experiência em trabalhar esses pontos no setor de marketing e eventos tem conquistado excelentes resultados.
Por isso, para 2022 as principais tendências e expectativas são conseguir os melhores resultados dentro das possibilidades que o mercado oferece, em equilíbrio com o desejo dos clientes, que após viverem os dois lados da moeda (presencial e on-line) sabem o que funciona para as suas marcas e estão decididos em obter sucesso com suas escolhas e na comunicação das suas atitudes e campanhas no próximo ano.