Quem nunca se encantou com as jogadas de efeito das craques Marta, Cris e Debinha com a camisa da Seleção pelo mundo afora?
Pois agora a galera poderá vê-las bem de pertinho, em uma competição de rua que exige habilidade, raciocínio bem rápido e muita disposição.
As três atletas participarão da 7ª edição do Mano a Mano, projeto criado e produzido pela Dream Factory e a X3M, e que esse ano pretende chamar a atenção para a representatividade do futebol feminino, buscando mais igualdade e respeito nesse esporte que é paixão nacional.
O ‘Mano a Mano – Donas do Jogo’ acontece neste domingo (05), das 8h às 14h, no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói e reunirá outras 12 jovens talentosas atletas.
O torneio, que lembra o lendário golzinho de rua, contará com três times, nomeados de ‘Igualdade’, ‘Respeito’ e ‘Visibilidade’ com quatro jogadoras cada (três titulares e uma reserva).
As equipes jogarão entre si partidas de sete minutos de duração, e os dois melhores chegam à grande final, que terá dez minutos.
Para Bernardo Fonseca, CEO da X3M, é preciso estimular o interesse público pela modalidade. E para isso, nada melhor do que contar com uma seleção de peso.
“Quanto mais a gente conseguir atrair atletas consagradas no cenário internacional, mais fácil será para popularizar o futebol feminino, que durante muito tempo não recebeu o devido tratamento que merecia.”, destacou Fonseca.
O futebol feminino vem ganhando mais visibilidade, especialmente após a Copa do Mundo de 2019, e o Mano a Mano – Donas do Jogo –reforça esse empoderamento levando entretenimento com protagonismo feminino.
As atletas que participarão do desafio são: Marta (Seleção Brasileiro e Orlando Pride, dos Estados Unidos), Cris (Santos), Debinha (North Carolina Courage, dos Estados Unidos), Maria Luiza Schwaizer (Red Bull Bragantino), Vitoria de Jesus Santos Calhau (São Jose Futebol Clube), Maria Luiza (Fluminense), Vivian Cardoso dos Santos (Botafogo), Beatriz Santos (Fluminense), Byanca Brasil (Santos) e Bruninha (Santos).
O Mano a Mano é um evento criado pela Dream Factory e pela X3M, baseado na disputa entre atletas de alta performance, em um local inusitado montado especialmente para o projeto.
A primeira edição, em 2013, trouxe Usain Bolt para uma prova de atletismo. O jamaicano retornou nas duas edições seguintes, em 2014 e 2015.
Em 2016 e 2017, o desafio contou com o velocista norte-americano Justin Gatline, em 2018, a competição foi nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, com o duelo entre Isaquias Queiroz e o alemão Sebastian Brendel na canoagem.