A Uber Eats ultrapassou atmosfera terrestre e chegou à Estação Espacial Internacional (ISS). O serviço de delivery de comida da Uber divulgou nesta segunda-feira que realizou a sua primeira entrega no espaço ao levar“iguarias japonesas” à ISS através de uma colaboração com o empresário japonês Yusaku Maezawa.
O magnata é um grande fã da marca, e já tinha planos de passar 12 dias na ISS dentro do roteiro de uma viagem da Space Adventures, uma empresa de turismo espacial norte-americana que produz e idealiza missões em direção à ISS.
Mesmo sendo uma coisa extremamente rara, a Uber não é a pioneira a conquistar este feito. Há vinte anos, em 2001, a Pizza Hut foi a primeira rede de restaurantes a fazer uma entrega no espaço ao enviar uma pizza de salame à ISS — uma estratégia de marketing com custo maior que 1 milhão de dólares.
No-espaço, a companhia norte-americana destacou que a pizza tinha recebeu um tempero com mais especiarias do que o normal (em especial, mais sal) pois é mais difícil para os astronautas distinguirem o sabor dos alimentos nas alturas.
A Uber não deu maiores detalhes se foram necessários cuidados extra na preparação dos alimentos. Foi divulgado que a refeição, produzida por uma das muitas empresas de Maezawa, foi entregue em 11 de Dezembro.
O prato incluía cavala cozida em misso, carne cozida em molho agridoce, frango cozido com peaços de bambu e carne de porco.
Em um vídeo compartilhado pela Uber, a equipa da ISS se mostrou feliz com a variedade, com um dos membros afirmando que espera que isso seja algo mais comum no futuro.
“O nosso objetivo é ajudar as pessoas a irem a qualquer lugar e conseguirem qualquer coisa, por isso temos muito orgulho de servir os astronautas na Estação Espacial Internacional”, ressaltou, em comunicado o presidente executivo da Uber, Dara Khosrowshahi.
“O Yusaku Maezawa ficou satisfeito com a entrega, embora tenha demorado um pouco mais do que os 30 minutos habituais para chegar”, divertiu-se ele.
A chegada de Yusaku Maezawa à ISS foi a primeira viagem de turismo espacial autofinanciada em dez anos. Maezawa, que construiu sua fortuna graças a empresas de vendas on-line como a Zozotown, viajou dentro da nave espacial russa Soiuz que saiu da base da lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, às 8h da manhã de quarta-feira, no horário local.
Maezawa planeja fazer mais de cem tarefas no espaço durante seu período na estação. Além das entregas para a Uber Eats, a lista contém trabalhos como jogar golfe e tentar lançar um avião de papel.