A Pesquisa de Expectativas Natal 2021, da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), feita em todo o território nacional, indica uma previsão de vendas 16% maior ao registrado no mesmo período do ano anterior. O estudo também mostra que o setor deve movimentar R$ 5,6 bilhões entre 19 e 25 de dezembro.
Fora o crescimento nas vendas, o comércio nos shoppings deve ter como resultado um ticket médio de R$ 219, o que indica um valor 11,2% superior que os R$ 197 do ano passado e 17,7% maior ao apontado em 2019, quando as vendas médias foram de R$ 186.
A data também deve trazer um novo aumento no volume do público, pois a esperança dos shoppings é que o fluxo de pessoas seja 17% maior ao registrado em 2020 – naquele momento o setor operava de forma restrita.
Canais de vendas – Fora as vendas presenciais, os shoppings trazem como destaque os seguintes canais de vendas para a data: o Marketplace/vendas on-line (47%), o delivery (43%), drive-thru (34%) e lockers (17%).
Os números mostram a capacidade de resistência e a adaptação do setor a novas ferramentas, que venham agregar ao varejo físico.
Fora isso, as categorias a seguir devem se destacar vendas no fim de ano: vestuário (75%), perfumaria e cosméticos (66%), eletrônicos (63%), calçados (60%) e brinquedos (44%).
Emprego – Os shoppings também revisaram para cima o volume de trabalhadores temporários contratados pelo setor para o período do fim de ano e indicaram um aumento de 11% ao quadro atual de funcionários. A estimativa é que o setor tenha 100 mil trabalhadores a mais no Natal de 2021.
Na avaliação do presidente da Abrasce, Glauco Humai, depois de um período de quase dois anos de pandemia, os números deste Natal mostram não só a resiliência do setor, mas um horizonte promissor para 2022.
“São previsões muito boas para os shoppings e demonstram que a melhora da pandemia, com o avanço da vacinação, aliada à eficiência na gestão dos empreendimentos, têm possibilitado uma recuperação contínua e cada vez mais robusta”, ressalta ele.
Promoções – Entre os investimentos em ações promocionais para divulgar as compras de Natal empreendidas pelos lojistas, os destaques são: Ganhe e Concorra (33%), Compre e Ganhe (31%) e Sorteios (28%). Apenas em 8% deles não haverá nenhum tipo de promoção.
Os carros (51%) e vale compras (35%) estão entre os maiores prêmios em disputa nas promoções. Quando comparados com 2020, o valor total investido em promoções nesse Natal será 71% superior ao dos shoppings. O crescimento médio é de cerca de 40%.
Bom velhinho – Somente em 5% dos shoppings pesquisados não acontecerá interação do Papai Noel com o público neste final de ano.
Em outros 63% o bom velhinho estará presente no local, mas as fotos serão feitas obedecendo critério de distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras. E em 31% das unidades, o uso de máscaras permanece como uma regra imprescindível, mas o distanciamento social para fotos estará mais flexível. Além disso, 1% dos shoppings devem usar outras medidas.