Abriu neste domingo em Colônia, na Alemanha, com forte apoio político a ISM – Internationale Süßwarenmesse, a maior feira de biscoitos, snacks e doces do mundo, movimentando 90.000 m² do centro de congressos Koelnmesse.
Um total de 1.150 expositores estão apresentando seus produtos e novidades do setor, sendo que 85% deles são de fora da Alemanha, representando 56 países presentes ao evento.
Leia também: IMEX abre inscrições para a 20ª edição em Frankfurt
A ISM abrange toda a gama de produtos de confeitaria como o chocolates, doces, biscoitos, petiscos, sorvetes e massas cruas. Entre os expositores estão as brasileiras está a Docile Alimentos, empresa que é 100% brasileira e pioneira em produzir marshmallows recheados.
Há 30 anos no mercado, a Docile Alimentos está presente em todos os continentes e exporta para mais de 60 países. Em ritmo acelerado, o volume de exportação da empresa tem crescido constantemente, mesmo com o cenário incerto dos últimos anos. Em 2021, por exemplo, a companhia cresceu 50% em volume se comparado ao ano anterior. Para 2022, a expectativa é que as exportações tenham um aumento de 30% de doçuras espalhadas pelo mundo.
Para Alexandre Heineck, sócio-diretor da Docile Alimentos, a participação da empresa é estratégica, uma vez que o evento concentra as maiores indústrias do segmento e atrai clientes do mundo todo. “Há mais de 20 anos estamos na ISM, feira de negócios que considero a mais importante do setor, nela temos a oportunidade de apresentar nossos produtos e mostrar a qualidade e variedade do nosso portfólio. Foi assim que a Docile ficou conhecida internacionalmente e passou a exportar seus produtos para outros países”, comenta o executivo.
A importância que o executivo da Docile reputa à ISM também se fez durante a cerimônia de abertura do evento, quando a prefeita da cidade de Colônia, Henriette Reker disse: “Estou realmente feliz que feiras como esta estão acontecendo novamente! Precisamos dessas feiras líderes para discutir as megatendências, para impulsionar as indústrias.”
Já a ministra do Meio Ambiente, Agricultura, Conservação e Defesa do Consumidor da Renânia do Norte-Vestfália, Ursula Heinen-Esser, ressaltou que “as feiras são impulsionadas pelas pessoas que atendem pessoas e após os difíceis anos de pandemia agora, as exposições e feiras de negócios serão especialmente importantes, orientando as indústrias inteiras de volta aos seus padrões normais de desenvolvimento.”
Outra empresa brasileira presente ao evento é a M.Dias Branco, fabricante de Vitarella, Piraquê, Richester e Isabela. A participação da M. Dias Branco na ISM ocorre em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e com a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).
Para atender ao mercado externo, a M. Dias Branco possui certificações internacionais, que atestam qualidade, segurança alimentar, do trabalho e do meio ambiente, como a FSSC 22000, que abrange todo o sistema de gestão da segurança de alimentos, reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI). A Companhia conta também com linha Halal, qualificando-se para exportar seus produtos para o mercado islâmico.
A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.