Eventos são encontros de comunidades. Depois destes tenebrosos dois anos para o setor de Live Marketing os especialistas dizem que o “efeito champagne” vai acontecer.
Ou seja, tudo que nós sofremos fará com que exista uma “revanche” e as pessoas estarão mais propensas a participar de atividades/experiencias que ficaram estagnadas neste período pandêmico!
Neste sentido todas as atividades correlatas ao Live Marketing serão impactadas positivamente. Vai ser muito evento, muito show e muitas viagens.
Oba!-Mas o calendário continua só com 365 dias no ano e o dia só com 24 horas. Ah! E o dinheiro será o mesmo pré-covid! Na minha opinião será um ano “congestionado”.
Muita gente se dando bem, outros nem tanto!
Mas e o que pensar além de 2022 para o nosso setor? O que vai impactar?
Os 5 D´s são tendência macro (digitalização / descarbonização / desinformação / desigualdade / desilusão) e você e sua empresa já devem estar fazendo algo no sentido de gerenciá-los a seu favor. Outro dia me aprofundo nestes 5 D´s…
Outras 5 tendências que vão impactar o setor de Live Marketing nos próximos anos são as seguintes. Elas fazem você pensar além do seu planejamento para o ano de 2022!
Atenção!
1) Crença no Live Marketing aumentando: Pense em todos os investimentos e ações que estão sendo feitos na cidade de São Paulo para oferecer infraestrutura multiuso para serem utilizadas pelo setor de Live Marketing: Privatização do Anhangabaú (W/Torre), Cidade Matarazzo (Allard) Novo Pacaembu (Alegra), Distrito Anhembi (GL events), Arena de Shows (Live Nation) Esta é uma lista parcial, muitos investimentos em novos espaços. Aguarde!
2) Empreendedores em ação: Além dos espaços físicos (“hardware”) estão sendo anunciados diversas novidades no cenário de shows e eventos proprietários (“software”). Aqui eu cito as iniciativas da Live Nation (festival Primavera Sound) e do Grupo Rock in Rio (The Town)
O nosso F.O.M.O. vai estar mais presente do que nunca. Presta atenção no calendário!
3) Tecnologia de acesso remoto: Seja para estudar, trabalhar ou se divertir as opções envolvidas com tecnologia vieram para ficar. Eventos Híbridos. Aulas remotas e home office são talvez alguns dos aprendizados positivos que tivemos nestes tempos pandêmicos!
Tenha certeza, o seu negócio será impactado pela tecnologia nos próximos anos! Prepare se!
4) Dados analíticos ajudando no cálculo do ROI: Depois que aprendemos o que é BIG DATA vem a principal parte. Fazer a gestão de todas as informações que temos a nossa disposição hoje. Não saber calcular ou não querer calcular o ROI dos eventos são “pecados” que não mais podemos cometer.
Se não for relevante não vai gerar engajamento, simples assim! Calcule!
5) Importância do planejamento estratégico: Agora pós pandemia as marcas que tiverem um plano de médio e longo prazo serão as vencedoras. Pós crise vem ainda mais oportunidades.
Deixe de olhar só o curto prazo (que foi tudo o que nós fizemos nestes dois anos) ou pelo menos tenha certeza de que alguém está fazendo isso. Pivotar, Growth Hacking , Open Innovation, disrupção criativa, Corporate Venture Capital. Se estas são palavras “estranhas” a sua estratégia acione as sirenes URGENTE! 2022 será o “ponto de inflexão” e você e sua estratégia não podem ficar assistindo aos outros fazerem, não é mesmo? Planeje!!
E para deixar bem claro: #somosgregários #eventospresenciaisforever, #colaboraçãoéanossapraia, #futurohíbridovirtual #eventosaoseguros #futuroseguro
Afinal o LIVE MARKETING não é para os fracos!