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Pulso de Páscoa revela preço como fator mais importante

Em todas as perguntas, o valor se destaca como o ponto fundamental na hora de comprar Ovos de Páscoa.


Sempre procurando conhecer as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, a Hibou – empresa de monitoramento de pesquisas, em colaboração com a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners.co, revelou a edição do Pulso de Páscoa que mostra a necessidade e prioridades dos consumidores na ocasião.

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Para esta edição, o Pulso recebeu a participação de 1323 pessoas de nove cidades.

 

Inicialmente,-para compreender melhor os hábitos sociais das pessoas, a pesquisa perguntou quais das atividades comuns de Páscoa fazem parte da celebração.

O almoço em família tem posição de destaque com 63% e o mesmo ocorre com o almoço com a troca de ovos/chocolates, que aparece com 29%.

Pratos típicos no almoço de domingo têm 24%; ir à missa, 14%; caça aos ovos com as crianças, 13%; churrasco em casa, 11%; viajar com a família surge como uma opção quase nula com 3% e troca de presentes além de ovos e chocolates, 2%.

 

Sobre ao que não pode faltar na Páscoa, os chocolates em geral ganharam a primeira colocação com 36%, enquanto os Ovos de Páscoa ficaram em segundo com 28%.

O bacalhau, por outro lado, recebeu 24% dos votos; peixe, 23%; vinho, 9%; churrasco, 8%; Colomba/rosca de Páscoa, 6%; Presentes (no lugar dos ovos), 2%; outros teve 14% dos votos, o que mostra um lado mais sentimental do que material em que os entrevistados escreveram palavras como família, fé, paz, amor, descanso, reflexão e sossego.

 

“A Páscoa sempre foi uma data muito importante na agenda das famílias. Desde o planejamento do almoço até as brincadeiras com as crianças. Acontece que houve um aumento muito grande nos valores dos chocolates em geral, e isso faz com que as pessoas procurem outras maneiras simbólicas de comemorar a data, fazendo ainda mais atividades caseiras e em família. Por isso, as marcas devem ficar de olho nessas mudanças e procurar um caminho que atenda o cenário em que o consumidor se encontra”, aponta Ana Letycia, Head de planejamento da Score Retail.

 

Uma vez que 2% dos entrevistados afirmaram que presentes substituindo os ovos não podem faltar na Páscoa, a pesquisa buscou entender “que outros presentes você considera comprar?”:

Só compro ovos de chocolate mesmo: 26%

Colombas de Páscoa: 23%

Vinho e outras bebidas: 12%

Cestas em geral (aperitivos, café da manhã, lanche): 7%

Brinquedos: 5%

Livros: 4%

Roupas: 3%

Flores: 3%

Viagens: 2%

Eletrônicos: 0%

Nenhum das anteriores: 35%

“Os hábitos de consumo estão mudando, mas a tradição continua na rotina do varejo mesmo que com um olhar novo. É possível analisar, por exemplo, que o tradicional almoço em família continua em alta para comemorar a Páscoa, o que promove o momento de confraternização. Também é importante observar as prioridades dos brasileiros em relação aos gastos em datas como essa”, destaca Lígia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

E o bolso para a celebração deste ano?

O consumidor ainda está se recuperando dos anos pandêmicos e cauteloso com os gastos e se resguardando em momentos especiais com a família, 57% informaram estarem mais apertados e com isso farão menos compras; 16% responderam que apesar de estarem apertados financeiramente, vão manter a tradição de família; para 22% está igual aos anos anteriores, nada mudou; para 5% está melhor, mas vão manter os hábitos de família e 0% declararam estarem melhor e vai aproveitar para gastar um pouco mais.

O que toda marca quer saber: Qual marca de chocolate você mais gosta? (a numeração é a quantidade de vezes que a marca foi mencionada):

Nestlé – 312

Lacta – 196

Cacau Show – 176

Lindt – 94

Garoto – 82

Kopenhagen – 74

Artesanais – 48

Ferrero Rocher – 40

Hershey’s – 14

Kinder – 14

Milka – 10

Dengo – 9 

Quais formatos de chocolate você costuma comprar na Páscoa?

A questão dos preços também surge no “top 3” e os consumidores parecem variar muito no formato, sempre procurando o melhor custo-benefício.

Ovos e coelhos de chocolate alcançaram o primeiro lugar com 29% das preferências. Também foram lembradas as caixas de bombom (28%), o que estiver com melhor preço (27%), se focam nas promoções (21%), barras de chocolate avulsas (18%), barras para derreter e fazer em casa (6%), cesta/kit com produtos de diversas marcas (6%), kit pronto de alguma marca que gosta (3%), monto uma caixa com produtos da mesma marca (1%) e outros, como artesanais e caseiros, 3%. 8% não compra outros tipos de chocolate.

Quais fatores são mais importantes na hora de comprar chocolates de Páscoa?

Disparado, o fator Preço com 48% das respostas, seguido com Promoção (preço especial), para 33%.

Tudo indica que os consumidores estão deixando suas preferências de sabor e marca em segundo plano, uma vez que houve um aumento de preço significativo em comparação ao ano passado.

Desse modo, “Ser do chocolate que eu gosto” (ex: Alpino, Diamante negro) aparece com 30%; Sabor de preferência: 28% e Marca do fabricante: 17%.

Além disso, a vontade e pedidos específicos de sabores e brindes ficam para trás nessa Páscoa, com a Opinião/pedido dos filhos sendo 10%; Ser do mesmo sabor/marca que comemos normalmente: 10%; Brinde: 7%; Ter uma apresentação elegante: 6%; Promoção (sorteio): 5%; Ser temático: 5%; Ser vegano: 4%; Sem açúcar: 4%; Ter disponível no mercado: 4%; Sem lactose: 2% e Embalagem para presente: 2%

Finalmenre, a questão que sempre permeia o varejo para entender as mudanças de hábitos dos consumidores: Onde irá comprar seus chocolates/ovos de Páscoa?

Na loja física: 64%

Pela internet (com entrega): 10%

Formato pick-up (encomendar e retirar): 6%

Não se aplica: 24%

A sua compra em loja física será:

Em supermercado (Nestlé, Lacta, Garoto, etc): 63%

Em chocolates de marca (Kopenhagen, Cacau Show, Brasil Cacau, etc): 40%

De produtores caseiros ou de conhecidos/amigos que fazem ovos para ganhar um extra: 14%

Marcas artesanais: 12%

Em chocolates menores, com loja física: 5%

Compro os produtos e faço os ovos em casa: 3%

A sua compra pela internet será:

Site da marca: 26%

Sites de pequenos lojistas: 24%

Site de supermercados/hipermercados: 23%

Site de confeitarias/docerias: 18%

Redes sociais/anúncios, posts: 18%

Sites de chocolaterias: 8%

Redes sociais/grupos: 8%

Em app de delivery (Rappi, iFood e outros): 7%

Mercado Livre / Shopee: 5%

Marketplace de chocolates: 4%

No Google: 4%

Em Metaverso: 0%

Metodologia

A pesquisa foi realizada através de abordagem digital com 1957 pessoas, entre 09 e 13 de fevereiro de 2022. O resultado traz 2,7% de margem de erro.