O Grupo Petrópolis, que é a maior empresa com capital 100% nacional do segmento, com oito fábricas de bebidas e mais de 190 unidades de distribuição espalhadas pelo Brasil, revelou pelo segundo ano seguido seu Relatório de Sustentabilidade.
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A empresa, motivada por metas traçadas para o compromisso ASG 2030, traz como alguns dos destaques nesta segunda edição do documento, a criação do Lab de Inovação e Sustentabilidade (LIS), e a realização de eventos direcionados para a agenda ambiental, como o plantio e distribuição de árvores, além do lançamento da Black Princess Strong Golden FemAle, primeira cerveja da companhia produzida exclusivamente por mulheres, que teve a arrecadação com a venda de lote revertida em doação para a ONG “Tamos Juntas”, que apoia o combate à violência contra a mulher.
O-relatório foi divulgado em um evento em que o Promoview esteve presente, realizado na última quinta-feira em um espaço no bairro do Pacaembu, na capital paulista, que contou com a presença de executivos, diretores e sommeliers do Grupo, além de convidados, jornalistas e influenciadores.
Além da apresentação das iniciativas da empresa em ASG&I (Ambiental, Social, Governança e Inovação), o encontro teve degustação e harmonização das cervejas especiais do grupo, óculos 3D com um vídeo de apresentação das ações e um happy hour com jantar e sobremesa.
Com objetivo de estimular a criação de novas soluções e de inspirar o intraempreendedorismo, o Grupo Petrópolis criou o LIS (Lab de Inovação e Sustentabilidade), que está aberto a todos os colaboradores e tem o objetivo de fomentar e potencializar ações inovadoras nas fábricas, na distribuição e no corporativo, além de transformar a cultura do GP para viabilizar projetos e os integrar ao ecossistema de inovação e sustentabilidade da empresa.
“Nossa essência envolve o comprometimento com o ASG e com a inovação, que inclusive são temas cada dia mais em pauta, tanto nas organizações brasileiras quanto mundiais. Nesse sentido, o LIS é um local para testar soluções que envolvam tanto as questões sociais, ambientais e as de governança corporativa”, disse Alaercio Nicoletti, gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua do Grupo Petrópolis.
O Grupo Petrópolis teve, como um dos primeiros passos da jornada de sustentabilidade, o mapeamento da materialidade de suas operações, que identificou o que é importante para a organização e suas partes interessadas, envolveu colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade, dentre outros. Para sua operacionalização, a companhia criou comitês para tratar os temas relacionados à sustentabilidade.
Depois do levantamento foi possível avançar com o foco nos temas da empresa e nos compromissos para 2030, que incluem questões sociais, ambientais e de governança, de acordo com as diretrizes de ASG & I e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.
Em seguida, foi estabelecida a estratégia de ASG, apoiada em responsabilidade ambiental e social, tendo como base os compromissos assumidos pelo grupo, de forma a permitir a implementação de uma governança que proporcione transparência e mensuração dos resultados.
Desse modo foi estruturada a gestão de ASG & I de maneira proativa pelo Grupo Petrópolis, para evitar e minorar riscos e identificar oportunidades de desenvolver uma liderança em sustentabilidade, para, assim, mitigar possíveis ameaças sociais e ambientais que também possam afetar as operações do grupo ou a sociedade.
Já o Programa de “Educação Ambiental” é uma ação voluntária que trabalha para o desenvolvimento social, cultural e ambiental da comunidade nas cidades próximas às unidades fabris.
“No decorrer de 2021 foram desenvolvidas ações de educação ambiental nas comunidades escolares dos municípios, que envolveram seis secretarias municipais de educação e 24 escolas nos municípios-sede das fábricas. Mais de 2.200 alunos participaram das atividades, com a finalidade de repensar o uso de água e o descarte de materiais recicláveis e de propor ações em suas comunidades, além de jogos que avaliam seus conhecimentos sobre o tema”, destacou Alaercio.
O cultivo do lúpulo em solo brasileiro, que teve início em novembro de 2018 pelo Grupo Petrópolis, cresceu e se consolidou em grande escala em 2021, e chegou a 21.385 plantas em uma área de 5,27 hectares na Fazenda São Francisco, em Teresópolis, no Rio de Janeiro.
A esperança é que, no decorrer do tempo, o Grupo Petrópolis contribua de maneira decisiva para a viabilização da cultura do lúpulo no Brasil e, com isso, entre outros avanços, provoque a redução da emissão de gases nocivos com transporte, ao reduzir as distâncias entre o ponto de origem desse insumo até as fábricas.
O Projeto Verde Novo, uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pela equipe do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), conta com o Grupo Petrópolis como um dos principais parceiros há 5 anos, tendo realizado 490 ações de plantio em Cuiabá (MT) e a distribuição de 149.075 mudas de árvores nativas e frutíferas.
Ao todo, as ações somaram 36.663 mudas em 2021, das quais 7.933 foram plantadas e 28.190 distribuídas à população em 45 atividades realizadas em escolas, parques, vias públicas e órgãos públicos. A quantidade de mudas usadas cresceu 2,3% em relação a 2020, quando 35.832 foram plantadas e distribuídas.
O Grupo Petrópolis lançou 10 produtos ao longo do ano passado, e a Black Princess Strong Golden FemAle foi destaque como a primeira cerveja produzida completamente por mulheres, da brassagem ao envase.
Esse lançamento consolidou um importante pilar da marca, que é a valorização feminina em todas as esferas, o apoio constante à equidade de gênero e o combate à violência contra a mulher. A receita da FemAle, de escola belga, foi desenvolvida por duas mestras-cervejeiras do grupo que lideraram o projeto.
“Com o propósito de ajudar mulheres que sofrem violência doméstica, toda a renda obtida com a venda do primeiro lote do rótulo está sendo revertida para a ONG “Tamo Juntas”, organização social composta por mulheres que prestam assessoria multidisciplinar, jurídica, psicológica, social e pedagógica, gratuita para o público feminino em situação de violência”, afirmou Nathalia Cajueiro, coordenadora de Marketing da Black Princess no Grupo Petrópolis.
Um dos grandes objetivos na área de recursos humanos é garantir índices positivos de qualidade de vida das pessoas, engajamento com o grupo e sustentabilidade de forma ampla e harmônica.
Em 2021, com o reconhecimento dos colaboradores, o Grupo Petrópolis conquistou o primeiro lugar na pesquisa “As Melhores na Gestão de Pessoas 2021”, realizada entre empresas de grande porte com mais de 17 mil funcionários.
“Colocamos o colaborador no centro de nossas decisões. O ano de 2021 foi de muitas adversidades. Sobreviver e manter os empregos foram os principais desafios na pandemia, período em que houve uma grande mobilização de gestão para controlar o contágio da Covid-19 e preservar vidas. Tomamos a decisão de realmente proteger as pessoas, nos adaptamos bem, mas o grande destaque positivo vai mesmo para os colaboradores, que se engajaram e fizeram toda a diferença nesse momento delicado”, aponta Magdiel Marcos Moda, diretor de Recursos Humanos do Grupo Petrópolis.
No ano passado, a equipe de Recursos Humanos trabalhou focada nas contratações para sensibilizar os gestores constantemente e promover a inclusão de uma sociedade cada dia mais diversa, principalmente as mulheres, os pretos, os pardos e as pessoas com deficiência (PCDs).
No total, o Grupo Petrópolis tem mais de 24 mil colaboradores, entre os quais 3.637 são pretos; 127 são indígenas; 8.368 são brancos; e 464 são amarelos e 10.888 são pardos.