A PerifaCon 2022, considerada a primeira convenção de cultura nerd da favela, foi realizada no último domingo, dia 31 de julho, na Fábrica de Cultura da Brasilândia, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
Leia também: Agência GRUV é responsável pela comunicação do ‘Na Praia Festival 2022′
O evento, gratuito, tem o objetivo de fomentar a cultura pop, nerd e geek nas periferias de São Paulo, além da presença e apoio de grandes marcas do mundo do entretenimento.
A-programação da segunda edição contou com painéis com mesas, exposições e debates, além de um concurso de cosplay, Arena Gamer, Beco dos Artistas e shows de Bivolt, Febem e Rincon Sapiência.
Marcas como Nubank, Asics, Globoplay, Warner Bros., Mauricio de Sousa Produções, Copa Studio (Irmão do Jorel), Chatrone (Menino Maluquinho), e muitas outras também participaram como apoiadores e em painéis no decorrer do encontro.
O evento seguiu todos os protocolos e recomendações gerais de segurança e saúde, com a necessidade de apresentação do comprovante de vacinação virtual ou físico com, pelo menos, duas doses da vacina contra Covid-19, além do uso obrigatório de máscaras, que podiam ser retiradas apenas para o consumo de alimentos e bebidas.
No espaço todo foram disponibilizados pontos de álcool em gel para o público. Também foi disponibilizada uma transmissão ao vivo pelo TikTok, no perfil oficial da PerifaCon.
“Para nós, é muito importante voltar com nosso evento físico da PerifaCon porque, além de tudo, a periferia e o setor da cultura foram uns dos que mais sofreram com a ausência de políticas públicas e de um olhar mais humanizado para o morador de favela, essa retomada também é um movimento para reafirmar nosso compromisso com a democratização da cultura nerd, geek e de favela”, afirmou Andreza Delgado, uma das organizadoras da PerifaCon.