A Nescau promove, desde 2015, sua própria liga estudantil e já impactou mais de 40 mil crianças e jovens de 7 a 16 anos, 1.500 instituições e 5 mil educadores físicos e irá impactar mais 10 mil nesse ano. A Liga Esportiva Nescau 2022 será a oitava edição da maior competição poliesportiva estudantil do Brasil, reconhecida pelo pioneirismo ao incluir as modalidades adaptadas no mesmo período e espaço das convencionais, oferecendo a oportunidade de convivência entre as crianças sem e com deficiência.
Leia também: Brasa Festival recebeu mais de 5 mil pessoas em sua 2ª edição
O evento será nos dias 8 e 9 de outubro, no clube Esperia, em São Paulo, retornando ao sistema presencial após dois anos de edições virtuais. As inscrições estão abertas até a próxima terça-feira (4) e devem ser feitas pelo site oficial do evento. A participação é gratuita e deve ser solicitada pelos pais ou profissionais do esporte vinculados a escolas, clubes, ONGs e associações, que preenchem o formulário na página oficial do campeonato na internet.
“A Liga existe para levar os valores do esporte para todos, sabendo que eles replicarão esse aprendizado sobre coragem, solidariedade, companheirismo, comprometimento, responsabilidade, entre outros, junto a outros colegas e em casa. Marketing de propósito é mais que vender o produto, é apoiar uma causa. E nossa causa é ajuda a construir um futuro mais saudável para as novas gerações por meio do esporte”, afirma Rodrigo Suzuki, Coordenador de Marketing de Nescau.
Além das modalidades esportivas, a Liga Nescau 2022 conta com 18 formatos de Oficinas e Desafios. As Oficinas trazem uma oportunidade para quem está disposto a experimentar novas práticas esportivas. Para isso, profissionais qualificados ensinarão, na prática, técnicas e regras de diversas modalidades.
Os Desafios oferecem possibilidades para que crianças e jovens mostrem suas habilidades no esporte fora de uma competição esportiva. A ideia é que sejam um momento de descontração e de muito aprendizado em atividades como arremesso de 3 pontos, chute no alvo, dança, embaixadinhas, peteca, queimada e tênis de mesa com bexiga.
A Liga Esportiva Nescau é considerada um case de sucesso de marketing de conteúdo e o principal termômetro é engajamento. Entre 2017 e 2018, a competição cresceu de cinco para 15 modalidades, sendo seis opções de paradesporto. O número de participantes subiu de cinco para mais de oito mil estudantes da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições. Em 2019, foram 19 esportes e mais de 13 mil estudantes em São Paulo, Recife e Porto Alegre.
Da dificuldade veio a oportunidade. Com a pandemia, escolas fechadas e crianças confinadas dentro de casa, veio o desafio carregado do senso de urgência em continuar levando a bandeira dos valores do esporte. A solução foi transformar a Liga Nescau no primeiro campeonato poliesportivo estudantil a migrar 100% para o digital. Sem fronteiras físicas, criou-se um evento virtual que levou atividades esportivas, diversão e entretenimento para famílias em 71 cidades de todos os estados brasileiros.