A Black Friday não teve bons resultados na edição de 2022. No dia 25/11, o e-commerce teve uma diminuição de 28% no seu faturamento comparado ao mesmo período do ano passado, época em que o setor já tinha registrado uma queda de 1%, de acordo com dados da Neotrust.
Nesta edição, com cerca de R$ 3,1 bilhões em vendas, a Black Friday teve o pior resultado no Brasil desde que foi importada dos EUA e se consolidou no calendário do varejo brasileiro.
Fora o faturamento global, outros fatores influenciaram na queda nos números da Black Friday de 2022. Conforme a pesquisa da Neotrust, em comparação a 2021, o e-commerce no Brasil também teve uma redução no valor do tíquete médio de compras (-5,9%), no preço médio (-17%), no número de pedidos (-23%) e no número de produtos vendidos (-13,5%).
Na semana anterior à Black Friday, período em que os varejistas antecipam promoções, as vendas aumentaram 6,7%, enquanto o ticket médio teve alta de 51%, em relação ao ano passado.
Os dados relacionados ao varejo foram levantados pela Linx, gigante do segmento de software para varejo, que analisou uma base de mais de 2.800 grandes varejistas e marketplaces via Linx Digital. Os dados confirmam a previsão da Linx para a Black Friday 2022 de diminuição das vendas durante o mês, com varejistas antecipando promoções, em meio à Copa do Mundo.
Vendas online caíram no jogo do Brasil na Cyber Monday
O segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo, realizado nessa segunda-feira (28), teve impacto de 54% nas duas horas que antecederam a partida, percentual maior que na estreia da Seleção Brasileira, na última quinta (24), quando caiu 46% nas três horas que antecederam o jogo. O volume de vendas foi retomado mais rapidamente ao longo do jogo e, após o fim da partida, somou 140% de aumento em relação ao início, enquanto na primeira partida da Seleção Brasil ela aumentou 31% do início ao apito final, com picos de vendas no intervalo do jogo e quedas acentuadas nos minutos em que foram realizados os dois gols que selaram a vitória do Brasil.
Pedidos em apps de supermercados crescem 15% na Black Friday
A Black Friday 2022 também foi movimentada nos aplicativos de supermercados, segundo análise de dados da Mercadapp, que avaliou o desempenho de centenas de supermercados e empórios. O número de pedidos de sexta-feira (25) a domingo (27) foi 15% superior em relação ao mesmo período de 2021. Os dados apontam alta de 6% de faturamento, apesar do ticket médio ter caído 10%. Entre os itens mais procurados estão bebidas alcoólicas e alimentos de hortifruti, e nas categorias de produtos, se destacaram os itens de mercearia, laticínios e limpeza.