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Pulso revela expectativas de comportamento dos consumidores para o Natal

A pesquisa realizada por Score Group e Hibou aponta que 46% dos brasileiros pretendem fazer as compras de Natal on-line.


A pesquisa Pulso, realizada pela Score, empresa de datal retail e shopper experience da B&Partners.co e pelo Grupo Hibou fez um levantamento de dados de oito Estados brasileiros em relação à expectativa de comportamento dos consumidores com o objetivo de ajudar as estratégias comerciais dos varejistas para o Natal de 2022. 

No período de 26 a 29 de novembro, o Pulso ouviu 1.824 pessoas das cidades de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Brasília, Recife e Manaus. 

Entre os entrevistados, 50% revelaram que pretendem dar presentes de Natal, 25% nos valores entre 250 e 500 reais, 34% vão pagar com cartão de crédito parcelado, 46% vão comprar em lojas de rua e 45% pela internet.

“Entendendo-o clima de consumo na data mais importante do varejo é possível prevermos algumas ações para o próximo ano. Um dado que nos chama atenção é que 73% dos consumidores entrevistados apostam que 2023 será um ano melhor que 2022. Isso indica um consumidor esperançoso em relação a economia e naturalmente ao consumo e experiência com as marcas”, destaca Ana Letycia, Head de planejamento da Score Group.

Na lista de presentes mais desejados, roupas ocupam a liderança com 14,5%, deixando celulares como segunda opção em 6,8% das situações. 

Pais, filhos e cônjuges são o principal público a receber presentes, deixando sogros com 16% e pets com 15%. 

O estudo ainda revelou que a afinidade com os valores da marca influencia a decisão de compra de 57% dos participantes, com a diversidade e inclusão sendo um fator determinante para 50% dos consumidores.

Enquanto 11% pretendem sair às compras com só uma semana de antecedência, os prazos de entrega das lojas on-line são uma preocupação para 61% das pessoas ouvidas. Por outro lado, isso não é uma preocupação para os 30% de consumidores que se anteciparam para aproveitar as promoções da Black Friday que responderam à pesquisa. 

No caso das principais plataformas de vendas digitais, Mercado Livre tem 53% de preferência, redes de varejo 100% digitais como Submarino e Amazon têm 52%, sites de redes de varejo de shopping como Fast Shop, Ponto Frio e Americanas são a escolha para 42% e marketplaces do tipo Shopee, Shein e Aliexpress são os favoritos de 26%. 

Canais proprietários das marcas também se destacaram nas escolhas dos consumidores, uma vez que 24% utilizarão o site, 9% as redes sociais e 9% o WhatsApp da loja. 

Para 22% dos entrevistados a mudança mais importante que aconteceu entre o Natal de 2021 e o deste ano é poder reencontrar a família ao vivo e passar as festas com esperança de um futuro melhor. Além disso, 73% esperam que 2023 seja melhor que 2022.

O Pulso completo pode ser conferido no site da Score Group

Destaques

  • 50% pretendem dar presentes 
  • 46% das compras serão feitas em lojas de rua, 41% no shopping e 45% pela internet com entrega
  • Principais plataformas de vendas: 53% Mercado Livre, 52% sites de redes de varejo 100% digitais, 42% em sites de redes de varejo de shopping , 26% em marketplaces, 24% no site da marca, 9% pelo whatsapp da loja, 9% pelas redes sociais da marca e 4% por meio dos anúncios e posts da marca nas redes socia
  • Prazos de compras online (61%) e afinidade com os valores das marcas (57%) são as maiores preocupações do consumidor. 
  • 50% preferem comprar de marcas que se preocupam com diversidade e inclusão.
  • 55% vão comprar de pequenos comércios para ajudar a recuperação da economia
  • 25% pretendem gastar de R$ 250 a R$500 no presente 
  • 27% pretendem gastar de R$ 250 a R$500 com decoração, alimentação e bebidas nas comemorações de Natal
  • 15% pretendem comprar presente para os pets 

Lista de presentes mais desejados

  • Roupas (14,5%) – em 2021 foi de 69% 
  • celulares (6,8%) 
  • 30% compraram presentes de Natal Na Black Friday 
  • 43% roupas
  • 28% perfumes e cosméticos 
  • 27% calçados

Confira a íntegra da pesquisa: