Experiência de Marca

Prova do Globoplay marca estreia com menor audiência da história do BBB

Prova aconteceu durante toda a madrugada de segunda-feira. Apesar de dado negativo, Globo foi de longe a emissora com mais pontos do Ibope.

Para abrir a temporada do tão aguardado Big Brother Brasil 2023, o Globoplay foi a escolhida para dar vida à primeira prova da temporada.

Durante a segunda-feira, todos os 22 participantes entraram na casa amarrados em dupla. Ao chegar a noite, as mesmas duplas tiveram que unir forças para a desafiadora tarefa do serviço de streaming da Globo.

Com um grande telão no centro da prova, as 11 equipes tinham que se posicionar em plataformas diferentes e esperar o sinal para apertar um botão. A dupla mais rápida de todas poderia descansar em uma área espaçosa e com sofá, como se fosse uma sala de estar. 

Os participantes restantes, ou seja, todos menos a dupla vencedora, teriam que ir, até a próxima rodada, para um espaço bem apertado. Era jogado vento frio, confete e slime, para piorar a situação. A prova começou segunda de noite e rolou até terça de manhã.

O sinal visto no telão era alguma das séries disponíveis no catálogo do Globoplay. No vídeo de explicação mostrado ao público e aos participantes, a série original “Para todas as flores” serviu como alerta.

Veja:

Pior início da História

Apesar de tudo, a estreia do BBB 23 ficou marcada, segundo dados do Ibope, como a menor audiência na TV em toda sua história. Com a capital de São Paulo como referência, o programa teve 22,4 pontos, com pico de 26,1, e superou, negativamente, a marca de 22,5 do BBB 19. Para fins comparativos, um ponto em SP equivale a 77 mil domicílios.

Ainda assim, a Globo foi, com sobras, o canal mais visto da noite de segunda-feira. Juntando os outros quatro grandes canais de TV aberta, a audiência não chegou nem na metade do reality. SBT Record empataram com 4,4 pontos, A Band fez 1,1 e  a RedeTV, 0,1. Cerca de 40,7% das TVs ligadas na região estavam sintonizadas na emissora.

É bom lembrar que a televisão já não é o único jeito de acompanhar o programa. Com as redes sociais e o próprio Globoplay, muitos dos espectadores nem ligaram na Globo para assistir o BBB. Além disso, mesmo quem não assistiu pode facilmente se atualizar de tudo que aconteceu no dia anterior, através da internet.

Isso fica ainda mais claro quando se nota que, ainda hoje, a maior audiência de uma estreia de BBB foi lá em 2001, na primeira edição do reality. O início do programa totalizou 48,7 pontos na época.