Para abrir a temporada do tão aguardado Big Brother Brasil 2023, o Globoplay foi a escolhida para dar vida à primeira prova da temporada.
Durante a segunda-feira, todos os 22 participantes entraram na casa amarrados em dupla. Ao chegar a noite, as mesmas duplas tiveram que unir forças para a desafiadora tarefa do serviço de streaming da Globo.
Com um grande telão no centro da prova, as 11 equipes tinham que se posicionar em plataformas diferentes e esperar o sinal para apertar um botão. A dupla mais rápida de todas poderia descansar em uma área espaçosa e com sofá, como se fosse uma sala de estar.
Os participantes restantes, ou seja, todos menos a dupla vencedora, teriam que ir, até a próxima rodada, para um espaço bem apertado. Era jogado vento frio, confete e slime, para piorar a situação. A prova começou segunda de noite e rolou até terça de manhã.
O sinal visto no telão era alguma das séries disponíveis no catálogo do Globoplay. No vídeo de explicação mostrado ao público e aos participantes, a série original “Para todas as flores” serviu como alerta.
Veja:
Pior início da História
Apesar de tudo, a estreia do BBB 23 ficou marcada, segundo dados do Ibope, como a menor audiência na TV em toda sua história. Com a capital de São Paulo como referência, o programa teve 22,4 pontos, com pico de 26,1, e superou, negativamente, a marca de 22,5 do BBB 19. Para fins comparativos, um ponto em SP equivale a 77 mil domicílios.
Ainda assim, a Globo foi, com sobras, o canal mais visto da noite de segunda-feira. Juntando os outros quatro grandes canais de TV aberta, a audiência não chegou nem na metade do reality. SBT e Record empataram com 4,4 pontos, A Band fez 1,1 e a RedeTV, 0,1. Cerca de 40,7% das TVs ligadas na região estavam sintonizadas na emissora.
Isso fica ainda mais claro quando se nota que, ainda hoje, a maior audiência de uma estreia de BBB foi lá em 2001, na primeira edição do reality. O início do programa totalizou 48,7 pontos na época.