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Em 2023, a reatividade é o ingrediente secreto dos profissionais de marketing para lealdade e engajamento

Chris Whyatt, da Receptional, nos conta como as empresas podem se manter à tona diante da mudança no comportamento do consumidor: alavancando sua base de clientes existente e mantendo o controle.

Em tempos de turbulência econômica e política, é importante que os profissionais de marketing estejam cientes de como grandes mudanças estão afetando o comportamento do consumidor e os hábitos de compra. Isso pode ajudar a informar estratégias e decisões de marketing.

No Reino Unido, os economistas do NatWest esperam que a inflação caia este ano ; no entanto, ainda permanecerá acima das metas, com níveis atuais entre 8 e 10%. Isso, juntamente com taxas de juros e energia mais altas, cria uma tempestade contínua de usuários com menos dinheiro no bolso.

Em-meio à recessão e à inflação, como os profissionais de marketing podem se manter no topo? Por meio de jogadas reativas inteligentes, diz Chris Whyatt da Receptional / Aditya Wardhana via Unsplash

Há notícias melhores: o Banco da Inglaterra não espera que a taxa básica suba tanto quanto havia pensado antes, após o mini orçamento estragado em setembro. Minha previsão? Os consumidores continuarão sentindo o aperto e continuarão sendo mais frugais com sua renda disponível. Se as coisas tenderem a uma direção positiva, espere que os consumidores abram seus poderes de compra reprimidos no verão.

Profissionais de marketing inteligentes continuarão monitorando o Google Trends, configurando Alertas do Google para notícias do setor e se preparando para serem reativos em suas estratégias.

Foque no valor e no propósito

Os consumidores estão mais atentos aos seus gastos em tempos de incerteza, por isso é importante que os profissionais de marketing comuniquem o valor e o propósito de seus produtos e serviços. Isso pode ajudar a criar confiança e lealdade com os clientes. As marcas precisam se concentrar em mostrar seus pontos de venda exclusivos e proposta de valor aos clientes em potencial mais do que nunca. Isso pode incluir o destaque de avaliações do Trustpilot, prêmios do setor e assim por diante.

O preço ainda será o fator determinante para muitos consumidores, mas diante de ofertas semelhantes de várias marcas, qual será o diferencial para que as marcas se destaquem?

Nesse ambiente, aproveite ao máximo suas propostas de valor. Compreender o valor vitalício do cliente (CLTV) será fundamental, especialmente para empresas que procuram oferecer descontos máximos reais.

Aproveite dados e análises

Ao usar dados e análises, os profissionais de marketing podem entender melhor seu público-alvo e tomar decisões mais informadas sobre como alcançá-los e envolvê-los.

Os dados primários são sempre importantes; é ainda mais crucial para as marcas em tempos de incerteza. Esses são usuários que já se envolveram com sua empresa e, em teoria, carregam um custo mínimo para se reengajar.

Diante de um futuro sem cookies, as marcas devem maximizar seus próprios dados. Segundo pesquisa da Kantar, ‘78% das grandes empresas planejam fortalecer as plataformas de dados que usam para entender melhor os consumidores.

Aproveitar os dados primários para entender, segmentar e direcionar melhor seus clientes será fundamental. E com o Google desativando sua função ‘Públicos semelhantes’ em maio, entender os dados do usuário será fundamental para expandir o alcance das campanhas de marca.

Seja ágil e adaptável

Em tempos de mudança, é importante que os profissionais de marketing possam dinamizar e adaptar suas estratégias conforme necessário. Isso pode envolver estar aberto para experimentar novos canais e abordagens ou ajustar as mensagens para melhor ressoar com os consumidores.

Embora as empresas tendam a cortar e reduzir gastos durante tempos difíceis para se concentrar em frutas mais fáceis, ainda há um grande vácuo para as marcas reservarem um ‘orçamento de teste’ para usar em novos canais (por exemplo, novos modelos de anúncio em vídeo por assinatura sob demanda, TikTok ou Twitch).

As marcas ainda precisam ser eficientes com seus orçamentos de marketing, portanto, uma eliminação da atividade existente é sempre uma boa ideia. Verifique o que você está executando e certifique-se de obter valor e o resultado desejado de seus canais. Mais importante, teste, teste e teste um pouco mais. Não se contente com a mentalidade de que ‘estava funcionando antes’; estes permanecem tempos incertos.

Priorize a experiência do cliente

Em um ambiente econômico desafiador, é importante que os profissionais de marketing priorizem a experiência do cliente e garantam que suas interações com a marca sejam positivas e contínuas. Isso pode ajudar a promover a lealdade e impulsionar o sucesso a longo prazo.

Seus clientes são seu maior patrimônio, portanto, as empresas precisam garantir que o atendimento ao cliente seja uma prioridade. Seja por meio da usabilidade do site ou do atendimento ao cliente on-line, as marcas precisam dobrar seus investimentos para acertar. Esperançosamente, ao abordar possíveis problemas dos clientes, as marcas não estão deixando dinheiro na mesa em vez de no bolso.

As marcas que não conseguirem se adaptar e mudar nesses tempos difíceis terão dificuldade para permanecer viáveis, e poderemos ver algumas baixas este ano. Mas as marcas que apostam na experiência do usuário e realmente entendem seus clientes continuarão enfrentando a tempestade e crescendo este ano.